Dele é a primazia (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Abraão respondeu: — É o próprio Deus quem vai nos dar o cordeiro para o sacrifício, meu filho. Então os dois continuaram no seu caminho.”
Gênesis 22:8 VFL
“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.”
Gênesis 22:8 ARC
Deus proverá para si o Cordeiro. Ele é o Alfa e o Ômega (Is 48:12; Ap 1:8,17). A primeira e a última oferta que agradou a Deus.
A primeira oferta com sangue que agradou a Deus foi de Abel que era pastor de ovelhas como está escrito:
“Abel fez o mesmo, mas com os primogénitos e melhores do seu gado. E o Senhor agradou-se de Abel e da sua oferta;”
Gênesis 4:4 OL
E também a primeira referência da palavra primogênito na Bíblia. Segundo a lei da primeira menção é como um padrão, uma assinatura com camadas diferentes de manifestação, no tempo devido de acordo com a onisciência de Deus.
Outro fato curioso é a forma como Jesus veio ao mundo; as primeiras testemunhas foram pastores de ovelhas e o menino foi colocado numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lc 2:6-20). Então, se olharmos para Gênesis 4:2,4 e seus elementos, temos o padrão se repetindo, ainda que em circunstâncias e forma diferentes. Em Lucas, v.7 vê-se a palavra primogênito e pastor. Veja, que em Gênesis, primogênito está no plural e pastor, singular. Enquanto, em Lucas, o contrário.
Temos evidências que Jesus é o Cordeiro de Deus e o primeiro a testemunhar sobre isso foi João Batista (Jo 1:29). Em Colossenses está escrito: “É o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia” (primazia, primeiro lugar, preeminência) [1:18b].
Muito embora algumas versões como VFL, NBV, NVT e NTLH tragam como primogênito dos que ressuscitaram dos mortos, não contemplam a plena realidade do mistério oculto no jogo de palavras e acabam por conflitar com outras partes das escrituras que citam algo semelhante nem cobrem o que o próprio verso diz com a palavra tudo que está ligada à mortos.
Isso mostra que a palavra de Deus é realmente viva e por ser espírito e vida, está em constante movimento. Se pudéssemos traduzir todas as impressões do Espírito não bastaria todas as bibliotecas do mundo para contê-las (Jo 21:25).
Se a Bíblia diz tudo é tudo! Pois é a verdade e o Espírito da Verdade não daria testemunho diferente daquilo que é a Sua própria essência.
Agora, vejamos outro verso bíblico que chama Jesus Cristo de primogênito dentre os mortos, Apocalipse 1:5. Se olharmos com mais atenção ao significado das palavras no AT, no hebraico e o contexto, ainda há alguns argumentos a favor.
(…)