Você nasceu para dar certo

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Já se sentiu inadequado, carregando o peso de erros passados? Este estudo bíblico, à luz de João 1:12-13, revela uma verdade transformadora: você nasceu para dar certo! Através da filiação divina no Senhor Jesus Cristo, exploraremos como a precisão e o amor incondicional de Deus superam as limitações humanas. Descubra como o Espírito Santo acende a chama da esperança, libertando você para viver o propósito para o qual foi criado. Portanto, prepare-se para uma jornada de renovação espiritual, onde a vontade perfeita de Deus se alinha com o seu destino.
Vamos ao estudo bíblico “Você nasceu para dar certo” para aprofundar nosso entendimento:
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus“
João 1:12-13
A Imprecisão Humana vs. Precisão Divina: Uma Nova Perspectiva
A precisão da palavra de Deus é algo que o homem natural não pode alcançar nem os mais intelectuais. Nesses versículos está sendo dito a respeito dos novos nascidos em sua diferença entre os não regenerados. Vejamos: “Os quais não nasceram por descendência natural (sangue)“, isso quer dizer que ainda que o nascimento daquela pessoa tenha sido planejado pelos pais e tenha seu lugar na linhagem da família, de forma legítima. Ela carrega a carga que está no sangue e que herdou dos primeiros pais da humanidade. Logo, ela pode não ser ou sentir-se plenamente amada, pois o amor humano é circunstancial e sempre vai mostrar suas falhas.
Nascidos de Deus: Livre e Espontânea Vontade Divina
“Nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem“. Em outras palavras, algumas vontades não são tão legítimas, pois às vezes, foi um ímpeto do desejo desenfreado da carne ou dolo, ou até mesmo uma vontade não partilhada entre os pais. Seja como for, essa pessoa não será bem-vinda plenamente. Porque é na carne que habita o pecado e ele sempre se manifestará como tal.
“Mas nasceram de Deus“. E quem pode obrigar ao Todo Poderoso a alguma coisa que não seja da Sua livre e espontânea vontade? Quando alguém recebe Jesus, ela o fez porque ouviu as palavras de vida eterna e a fé veio como uma luz de esperança ao que deseja salvação ou ser liberto para conhecer de perto essa maravilha. Como Moisés, ao ver a sarça que queimava e não era consumida pelo fogo, e pensou como isso é possível? Esse é o poder do Espírito Santo.
Existe muito mais glória (peso) na palavra de Deus, no seu sopro divino, do que pode imaginar os homens. Ele não obriga ninguém, pois é Deus de liberdade, e isso pode ser visto desde o início de toda criação, mas o homem é escravo do pecado e até que se prove o contrário, ninguém foi a Cristo por amor, mas por real necessidade. É o Espírito Santo que vê aquela pequena fagulha clamando por ajuda e a faz queimar sem destruí-la.
Filiação Divina: Aceitos no Amado Incondicionalmente
Uma parceria onde o escravo geme por libertação (Êx 6:5) e Deus lhe dá a filiação como descrito nos versos supracitados. Pois Deus realmente ama incondicionalmente. E porque Deus não erra, nós somos perfeitamente aceitos no Amado (Ef 1:4-6), pela vontade daquele que criou todas as coisas.
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e sem culpa diante dele. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu graciosamente por meio do Amado.“
Ef 1:4-6 NVI
Plano Divino: Propósito e Alinhamento com a Vontade de Deus
E ele já planejou as obras para cada um de nós andar nelas (Ef 2:10 e Tt 3:3-8), não há filho inútil para o Pai Celestial, só precisamos crescer e desenvolver-nos espiritualmente para nos alinhar à vontade dele que é boa, perfeita e agradável.