A verdadeira realidade é Cristo (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados. Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. Porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.“
Hebreus 10:11-12,14
Ora, como a mesma palavra diz:
“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos. Por isso ela nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. Se pudesse fazê-lo, não deixariam de ser oferecidos?”
v.1-2a
Vamos comparar as verdades espirituais (1Co 2:13 NVI). “Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.” (Cl 2:17) ou “mas o corpo de Cristo” (grego). E foi ele mesmo que nos aperfeiçoou, pois nos deu o Seu Espírito e nos selou com o selo da garantia eterna de que somos procedência d’Ele (Ef 1:13). Assim como ele veio do Pai (Jo 6:27; 1Jo 3:1; 4:6) e isso ninguém pode desfazer.
Ambos os textos estão falando sobre as mesmas coisas, as tradições religiosas dos ritos judaicos, que eram sombras das coisas que ainda estavam por vir, a saber a nova realidade em Cristo. Pois o corpo ou a substância é de Cristo. Se há uma sombra, há também a substância, basta lançar luz sobre ela e a luz torna visíveis todas as coisas (Ef 5:13). E ela se manifestou aos homens, a verdadeira luz veio ao mundo que era seu (Jo 1:9). Ela veio com o objetivo da Salvação daqueles que estavam nas trevas e na sombra da morte.
Por isso, recebeu o nome de Jesus e era sobre ele que a sombra das coisas que prefiguravam no AT falavam. O tabernáculo de Moisés, como é conhecido, porque foi recebido por ele com todos os seus utensílios, pela prescrição de Deus, era sobre o corpo de Cristo e o testemunho de Deus, no tempo devido. Assim como o sangue que faria a verdadeira propiciação dos pecados era do Cordeiro de Deus, o único que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
“Porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.”
Levítico 17:11 ARC
(…)