As duas naturezas no Homem (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A real compreensão está nas palavras chaves (entre parênteses, grego) e vamos ver cada uma, na sequência da frase. Morphe aparece algumas vezes a respeito de Jesus em outra forma, por exemplo, na estrada de Emaús (Mc 16:12); usada também no sentido de natureza aqui em Filipenses, “forma de Deus” e em “forma de servo” o que significa que ele tinha essas duas naturezas distintas em si e foi assim que anulou o pecado, a Lei e todas as coisas que prendia as almas dos homens. Ver Is 53.
Essa palavra vem de uma base (meros) com a ideia de ajustes de partes, seção, cota, uma divisão, nome, lado, costa pedaço, porção. Isso quer dizer que Deus em sua infinita bondade, deu parte de si mesmo em resgate dos homens, literalmente, o Emanuel, tornou-se Salvação (Jesus) para os pecadores. Se por um lado era humano, por outro lado, Espírito.
Rapina (harpagmos), tirar algo de alguém à força, muitas vezes com a implicação de um ataque repentino, roubar, levar embora, rapinar, tirar à força, espoliação. Em Mt 12:29 Jesus usou esse termo acerca dos espíritos impuros que estava expulsando dos homens.
A mesma palavra também pode ser com relação a algo que deve ser mantido à força como fez Satanás (o valente que amarrou as almas dos homens e os escravizou pelo pecado). Mas Jesus não usou dos seus atributos ou poder para se prevalecer sobre os fracos mortais, e a si mesmo se sujeitou por amor de nós que fomos vendidos por nenhum preço ao pecado (Rm 7:14). Por que Deus agiu assim?
Porque já estava escrito: “‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc 4:6 ARC). Deus, verdadeiramente cumpre a sua palavra e ela ultrapassa os tempos, pois é a verdade, um firme alicerce seguro. Seu modo operante.
Semelhança (homoioma) que já citamos no início e ressalto seu uso pelo apóstolo nas cartas não foi por falta de vasto vocabulário de Paulo, mas por escolha do Espírito Santo, uma vez que as línguas que o apóstolo tinha conhecimento de berço, grego e hebraico são riquíssimas!
“Particularmente em Fp 2:7 homoioma descreve mais do que uma mera similaridade ou semelhança. Jesus se tornou homem. Talvez homoioma seja usada aqui para enfatizar o fato de que a sua humanidade era diferente da nossa, no sentido de que a humanidade de Jesus era sem pecado, como era a natureza humana de Adão e Eva, antes da Queda ( cf Rm 8:3 e Hb 4:15)”. (Bíblia de Estudo Palavras-Chaves Hebraico e Grego CPAD).
(…)