Quem pode separar perfeitamente o bem e o mal? (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Palavra de Deus: Um Instrumento de Discernimento
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Hebreus 4:12 ARA
Voltando ao Início: A Criação e o Jardim do Éden
Vamos voltar ao Gênesis ou princípio da criação para entender todo o contexto aqui do que queremos elucidar.
- “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Gênesis 1:31 ARA
- “Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” 2:8-9 NVI (Conferir com a OL: a árvore da consciência acerca do bem e do mal)
A Perfeição da Criação e a Presença do Bem
Nessas narrativas percebe-se que tudo que Deus fez ele mesmo viu que ficou muito bom; esse foi o resultado do que Deus fez. No jardim, diz-se: de todo tipo de árvores belas e cujos frutos eram bons para alimento ou comer. As versões NBV, VFL e NVI trazem “estava” a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio ou centro do jardim. Segue-se adiante que Deus diz:
A Proibição e a Consequência da Desobediência
“Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (v.16,17 NVI). [(”E deu-lhe o seguinte aviso: “Podes comer de toda a árvore que está no jardim, exceto da árvore da consciência; porque o seu fruto é o do conhecimento do bem e do mal. Se comeres desse fruto, ficas condenado a morrer.”“ Gn 2:16-17 OL) foi isso que aconteceu como testifica o próprio Senhor Jesus:
A Consequência do Desacordo: Julgamento e Condenação
”Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo.“ João 3:18-20 OL
A Entrada do Pecado e a Morte: O Testemunho de Paulo
Bem como o apóstolo Paulo:
”Portanto, da mesma forma que o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado entrou a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram. Porque, antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos. Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por um pecado, veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se, pela transgressão de um só, a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus as riquezas da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um só homem, Jesus Cristo.
Consequentemente, como uma só transgressão resultou em condenação para todos os homens, assim, por um só ato de justiça, veio a justificação que dá vida a todos os homens. Porque, como, por meio da desobediência de um só homem, são muitos os que foram feitos pecadores, assim, por meio da obediência de um único homem, muitos serão feitos justos.“ Romanos 5:12-19 NVI
O Mistério da Ordem de Deus: A Árvore do Conhecimento
Então se todas as árvores que Deus fez brotar ou nascer eram boas para comer, para alimento; como em seguida Deus dá essa ordem a Adão? Vamos vê o que a Bíblia diz que nos alude à verdade que está oculta aqui.
“Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
[CONTINUA na PARTE 2]