A ceia do Senhor é em memória da troca de alianças (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
“adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com GRANDE ALEGRIA e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos.”
Atos 2:46-47 NVT
Por que o Pentecostes do Espírito aconteceu ou por que o Espírito Santo veio no dia de Pentecostes? A resposta está na ceia do Senhor.
“Pois eu lhes transmiti aquilo que recebi do Senhor. Na noite em que o Senhor Jesus foi traído, ele tomou o pão, agradeceu a Deus, partiu-o e disse: “Este é meu corpo, que é entregue por vocês. Façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, confirmada com meu sangue. Façam isto em memória de mim, sempre que o beberem”.” 1 Coríntios 11:23-25 NVT
A versão NVT alinha às palavras do Senhor que diz “sempre que o beberem”. Qual a constância de sempre? Então, no verso seguinte (26) diz: “Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, ANUNCIAM a morte do Senhor até que ele venha.” 1Co 11:26 NVT.
A palavra grega para anunciar também significa celebrar. Agora, parece loucura para a nossa cultura celebrar a morte de alguém, pelo contrário, nos entristecemos. Mas conforme a leitura de Atos acima, o cenário era outro.
Aquelas pessoas sabiam o motivo daquela alegria contagiante. Basta lembrar do primeiro Pentecostes em Êx 32:28: “Os levitas obedeceram à ordem de Moisés, e cerca de três mil pessoas morreram naquele dia.”
Essa festa é comemorada em memória do recebimento das tábuas de pedra com a escrita da Lei de Moisés, como é conhecida. Esse é o chamado ministério da morte em 2Co 3:7 versus 2Co 3:8, baseado em At 2:41, como resultado do Pentecostes do Espírito.
(…)