Árvores e seus frutos (Parte 4)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Impossibilidade da Autojustificação
Portanto, ninguém pode acusar Deus que permanece o mesmo eternamente. Porém, ninguém terá desculpa pelos seus pecados terem permanecidos em si (Jo 15:22,24). Leia o devocional “Quem não crê no Filho de Deus já está condenado”.
O povo de Israel é amado de Deus e escolhido desde os tempos remotos, como mostramos, mas perceba o quão terrível é o pecado, e o apóstolo Paulo nos dá um relato em Rm 7:13, especialmente pela NVT, fica claro. Isso se mostrou ainda na época de Moisés, antes da entrega das pedras da Lei, onde o próprio povo declara e também, há um relato em Hebreus:
O Temor do Povo Diante de Deus
- “Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram a distância e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”.” Êxodo 20:18-19 NVI
O Terror da Presença Divina
- “Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava em chamas, nem às trevas, à escuridão, nem à tempestade, ao soar da trombeta e ao som de palavras tais que os ouvintes rogaram que nada mais lhes fosse dito; pois não podiam suportar o que lhes estava sendo ordenado: “Até um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado”. O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo!”” Hebreus 12:18-21 NVI
Todas essas coisas foram registradas para compreendermos que é uma questão real entre morte e vida, o novo nascimento, pois como Jesus disse, nenhuma árvore boa dá fruto ruim, assim como a árvore ruim não dá bom fruto e uma árvore é identificada por seu fruto (Lc 6:43-44).
A Incapacidade da Carne
Assim, nenhuma alma pode ser salva com base nos seus próprios méritos, ou nas palavras do apóstolo Paulo: “Pois ninguém será declarado justo diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente mostra quanto somos pecadores.” Rm 3:20 NVT. Pois a carne não produz nada que se aproveita (Jo 6:63), pelo contrário, Gl 5:19-21. Confirmando as palavras de Jesus Cristo.