Vasos cheios de ira ou de misericórdia (Parte 4)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“O SENHOR lhe perguntou: — Porque está furioso? Porque está com cara de insatisfeito? Não será abençoado se fizer o que é certo? Mas se fizer o que é errado, o pecado está na porta pronto para atacar você. O pecado deseja dominar você, mas é você quem tem que dominar o pecado.” Gênesis 4:6-7 VFL
Porém, ninguém conseguiu, pois não era apenas uma mera sugestão de alguém de fora, mas falava em primeira pessoa e estava dentro, claro e vívido. Ele sequer tentou considerar as palavras do próprio Deus! Logo em seguida, chamou seu irmão ao campo e consumou aquilo que estava no seu coração. Qual o motivo? Inveja? Não mudou muita coisa, até Cristo:
“sabendo que fora por inveja que os chefes dos sacerdotes lhe haviam entregado Jesus.” Marcos 15:10 NVI
O pecado é assim, uma vez consumado gera a morte que vem de várias formas:
“Quando uma pessoa é tentada, são os seus próprios desejos maus que a seduzem. Depois, essa maldade, se lhe cedemos, gera o pecado que, por sua vez, produz a morte. Portanto, não se deixem enganar, queridos irmãos. É de Deus que nos vem tudo o que é bom e perfeito. Ele que é o Criador de toda a luz e nele não há sombra, nem mudança.” Tiago 1:14-17 OL
Ninguém nesse mundo está isento e aqueles que mais cedem se tornarão escravos daquilo que os domina (Jo 8:34). Por isso o apóstolo Paulo escreveu:
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12 ARC
O pecado habita na carne (Rm 7:17,18,20,21-24; 8:3), desde a Queda e ninguém, a não ser Jesus conseguiu vencê-lo, pois é necessário os frutos do Espírito para conter os impulsos da própria carne. E não é porque alguns são mais cheios de coisas que parecem e até são, mais severas do que outras, que não precisam nascer de novo.
Uma alma cheia de si mesma pode ser bem mais difícil de ser resgatada do que os considerados piores pecadores. Um exemplo clássico disso eram os fariseus e mestres da Lei, cujos eram cheios de hipocrisia e que Jesus disse que era o mau fermento. Foi nessa ocasião que ele expôs o pecado imperdoável (Lc 12:1-10).
E por último, a palavra hebraica para vivos no verso inicial é (hay), donde crua (carne), coisa viva, animal, besta, fera, besta-fera, rebanho, estar vivo, vida (ser, alma, criatura), ou seja, é um substantivo que significa um ser vivente, um animal, uma fera, alma vivente, mas sua tradução mais comum é animais ou feras.
Isso quer dizer, que os seres humanos não passam de animais racionais e que não têm poder para se autoproclamar livres, pois são por natureza caída, escravos daqueles que os dominam.
“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?” Romanos 6:16 NVI