Ensinados do Senhor (Parte 3)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Em suma, todas as pessoas estão nessa condição em termos espirituais, desde a queda dos primeiros seres humanos que deram origem a toda humanidade. Porque todas pecaram e estão destituídas da glória de Deus (Rm 3:23 ARC).
Por isso, seguirão pecando e sentindo prazer nessas coisas, pois estão mortas e precisam ser regeneradas. Ora, estamos falando de almas, cuja é a essência do ser humano para quem Deus preparou o plano de salvação. Nelas, a candeia ou espírito que as deveria iluminar para guia-las é das trevas e da morte e seu fim é a perdição.
É por isso, que são incapazes de ouvir e reter as palavras da Verdade que são testificadas pelo próprio Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é Espírito e o Pai e o Filho são um, um só Espírito. É essa unção que testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16), essa é a verdade e só quem nasceu do alto ou do Espírito pode receber essas palavras que só são discernidas espiritualmente.
Mas quem não tem não aceita e nem mesmo pode entender (1Co 2:14). Porém, se essas palavras não forem guardadas no coração e meditadas para a compreensão, então se cumpre o que o Senhor disse na parábola do semeador, em ambos os casos.
É por isso, que elas não devem ficar apenas de forma decorada na mente, pois não resistirá ao maligno. Ela é a espada do espírito, dela que se tira toda a armadura de Deus para prevalecer contra as ciladas do Diabo; o espírito sabe manuseá-la em defesa ou para atacar, em defesa da alma.
Pois o Diabo, sempre encontrará uma forma de arrancá-la da alma que não é páreo para o espírito, desde o Gênesis e foi por isso, que o Senhor mesmo nos deu do Seu próprio Espírito e ainda nos selou, pois nascemos bebês e precisamos desenvolver nessa natureza superior.
É dessa forma que se demonstra o amor de Deus contido em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm 5:5), foi Ele que nos amou primeiro (1Jo 4:10,19), em guardar a Sua palavra como algo precioso que realmente é e vivermos por meio dela que nos imparte fé para viver de acordo com a vontade de Deus e não do mundo.
É a maturação dessas verdades contidas no evangelho de Cristo que trará o poder necessário para vencer o Maligno com seus jogos mentais em primeira pessoa. Ter a consciência que não somos mais como antes de receber o Senhor Jesus em o novo nascimento é essencial para despertar os dons que estão em nós pelo Espírito em união eterna. Assim podemos falar: “Está escrito” a forma que o Primogênito nos deixou quando enfrentou Satanás e suas hostes, no deserto. Como disse nosso irmão, Paulo:
“Já estou crucificado com Cristo (porque Cristo morreu no nosso lugar a morte dos malditos); e vivo (essa foi a troca), não mais eu (alma vivente de antes), mas Cristo vive em mim (o novo nascido espiritual, o Filho, com o Espírito Santo, o Pai, a união eterna e indissolúvel); e a vida que agora vivo na carne (no corpo físico afetado pelo pecado, irremediavelmente) vivo-a na fé do Filho de Deus (não na fé da alma que é circunstancial e rasa, é na fé do Autor e Consumador), o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (a execução da justiça de Deus foi por amor).
Gálatas 2:20 ARC, grifo meu.