A realidade do batismo que salva (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Noé significa descanso, mas é apenas figura de Cristo, por isso o próprio Espírito Santo deu testemunho pousando sobre Cristo no batismo no Jordão, vindo em forma corpórea de pomba, conforme disse João Batista em Jo 1:32-34.
Foi assim que Jesus foi revelado ao mundo; vindo João batizando nas águas para arrependimento até que isso fosse manifesto (Jo 1:30-31). Porém, Cristo sabia que essa forma de batismo prefigurava algo maior e mais eficaz, de valor eterno:
“Mas existe um batismo pelo qual tenho de passar, e como me angustio até que se cumpra!”
Lucas 12:50 NAA
Jesus já tinha sido batizado nas águas e selado com o Espírito Santo. Porém, de nada valeria para nós se não fosse resolvida a questão do pecado de uma vez por todas. Eis a cruz! Paulo diz: “Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém, com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.” (1Co 1:7)
“Jesus lhes disse: “Vocês não sabem o que estão pedindo! São capazes de beber do cálice que beberei? São capazes de ser batizados com o batismo com que serei batizado?””
Marcos 10:38 NVT
Diz que era o cálice do sofrimento e o batismo da morte física. Assim, a figura do batismo nas águas é uma mera convenção, de forma especial e particular aos judeus e suas prescrições no Pentateuco, conforme Levíticos. Mas sem teor para os gentios. Assim Paulo confirmou.
Pois o verdadeiro batismo veio no Pentecostes com a descida do Espírito Santo como testemunha da nova aliança, de uma nova ordem, nova criação!
Em 1Jo 5:5b está escrito: “Jesus é o Filho de Deus” conforme Jo 1:34. E, no v.6 de 1Jo 5: “Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.”
E a seguir “Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” (1 João 5:7-8,11-12)
Então, temos em 1Co 12:12-13: “Ora, como o corpo é somente um, mas tem muitos membros, todos os membros do corpo, embora sejam muitos, são um só corpo. Assim também é Cristo. Pois também todos nós fomos batizados em um único Espírito para constituir um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres; a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”
Somos um por estarmos em Cristo e por sermos membros do Seu corpo espiritual; e não importa se judeu ou gentio e nesse corpo fomos batizados em um único Espírito e a todos nós foi dado de beber de um único Espírito.
Em outras palavras o espírito dentro (novo nascido) e o selo do Espírito Santo (o batismo) são um e vem pelo ouvir da mensagem da salvação Ef 1:13 de uma única vez porque recebemos a plenitude e Ef 4:5 “há um só Senhor, uma só fé e um só batismo”. E esse é o verdadeiro e único eficaz eternamente.
“pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.”
Gálatas 3:27
Estando em Cristo fomos crucificados, n’Ele fomos batizados e com Ele ressuscitamos e viveremos pelo Seu Espírito, eternamente. Amém!