As duas naturezas no Homem (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,”
Romanos 8:3 NVI
Essa palavra semelhança no grego (homoioma) é o substantivo de homoioo, tornar-se semelhante, uma semelhança e é oriunda de outra (homoiosis), no NT utilizada apenas em Tg 3:9, em alusão à Gn 1:26; neste verso é usado também outro sinônimo (eikon): imagem com uma certa debilidade de uma cópia; ela vem de outra que denota essa característica.
O que torna mais claro o entendimento quando comparado a outro termo que fala do Filho ser a exata expressão do Pai ou uma cópia exata, caracter e essência (hupostasis), apenas em Hb 1:3: “O qual sendo o resplendor da sua glória, e a expressão exata da sua pessoa” (ARC).
Porque embora Jesus fosse revestido da natureza própria para a existência neste mundo físico, a sua substância essencial era espiritual vinda do Pai das luzes. Assim, vamos investigar essas duas porções de Cristo para entender quem verdadeiramente somos nele (1Jo 4:17).
Sabemos pelas escrituras que primeiro veio à existência nessa vida terrena, o natural e só depois, o espiritual (1Co 15:46). O primeiro Adão era uma alma vivente, terreno (uma alma que habita num corpo de matéria física).
Este, foi feito como uma cópia fraca ou imperfeita do seu Criador, como supõe a própria palavra para imagem no grego (eikon), como supracitado, feito de carne e sangue, cuja matéria é o pó da terra. E à semelhança (homoiosis), a mesma palavra usada em Tg 3:9, que significa semelhança, comparação em clara referência à Gênesis, com relação ao primeiro casal humano, antes da Queda.
Sobre essa similitude o apóstolo Paulo faz menção também em Rm 5:14, numa comparação entre o primeiro Adão e o último, Cristo; o primeiro sendo um tipo do segundo. E, então, entramos na exposição do versículo de Romanos do topo que está em conexão com os que seguem:
“O qual em forma (morphe) de Deus existindo não considerou rapina (harpagmos) [algo a ser conseguido ou retido a qualquer custo] o ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou tomando forma (morphe) de escravo, tornando-se em semelhança (homoioma) de seres humanos e achado em forma (schema) como ser humano” Filipenses 2:6-7 NTG (Novo Testamento no Grego; interlinear)
(…)