O bom e o mau fermento (Parte 5)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Queda de Babilônia e o Juízo Divino
Voltemos à Apocalipse:
““ ‘Ai! A grande cidade! Babilônia, cidade poderosa! Em apenas uma hora chegou a sua condenação!’ Seus mercadores eram os grandes do mundo. Todas as nações foram seduzidas por suas feitiçarias. Nela foi encontrado sangue de profetas e de santos, e de todos os que foram assassinados na terra”.” Apocalipse 18:10b, 23b-24 NVI
Esse será o dia que se completa o que o Senhor Jesus disse no v.32 de Mateus, citado. E ainda mais claro se torna com o versículo 20 de Ap 18: “‘Celebrem o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês’ ”. E também: “pois verdadeiros e justos são os seus juízos. Ele condenou a grande prostituta que corrompia a terra com a sua prostituição. Ele cobrou dela o sangue dos seus servos”” (Ap 19:2 NVI).
A Imitação do Mal e a União com Cristo
Lembrando que o capítulo 19 de Apocalipse fala sobre o casamento do Cordeiro e sua noiva (v.7). Sabemos que o mal imita o bem de forma a deturpá-lo, pelo engano (e foi assim desde o Gênesis). Como está escrito: “Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.” (1Co 6:16-17 ARA). E não é assim com relação à nós, igreja e Cristo? O corpo apesar de ser um é formado por muitos membros e esses membros somos nós (1Co 12:12-14). E também quanto à essa união entre Cristo e a Igreja conforme Ef 5:30-32.
A Origem do Mal e a Semente Corrompida
Além do que, Jesus fala “desde o sangue do justo Abel” (v.35) e sabemos que foi o primogênito de Adão e Eva, Caim o próprio irmão quem o matou. “Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.” (1Jo 3:12 NVI). Jesus disse aqueles homens “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio.” (Jo 8:44a NVI). Jesus estava fazendo referência ao que estava escrito no profeta e os estudiosos do AT certamente sabiam:
- “Traíram o Senhor, porque geraram filhos ilegítimos;” Oseias 5:7 A21
- “Não foram fiéis ao SENHOR, pois tiveram filhos que não são dele, mas de deuses estrangeiros.” VFL
- “Atraiçoaram o Senhor, gerando filhos bastardos,” BPT09DC
- “Traíram a honra do Senhor, gerando filhos que não são seus.” OL
Pois como ele mesmo ensinou: ““O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!” (Mt 10:24-25). Jesus sabia usar as palavras, e aquelas bocas falavam do que seus corações estavam cheios, veneno maligno da serpente (Rm 3:13; Sl 140:3; Tg 3:6-8; Sl 58:4), que é o Diabo, Satanás! (Ap 12:9).
A Influência do Pai e a Corrupção da Semente
Por isso, Jesus disse: “Eu estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês fazem o que ouviram do pai de vocês” (Jo 8:38). Essa foi a consequência do ato de Adão ao comer do fruto que corrompeu sua semente, sem que ele tivesse noção do que estava por vir sobre toda a sua descendência que viessem a partir da sua semente. Como está escrito em 1Co 12:2 pela NVI: “Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos” e sabemos que, de acordo com 1Co 10:19-20 que esses ídolos nada são se não engodo para levar os homens à idolatria e que todos nós também vivíamos assim e éramos escravos do pecado e mortos porque era esse o nosso fim, como o salário digno do trabalhador. Vejamos Ef 2:1-3 pelas versões NBV DC VFL NVT NTLH BLT TB. Essa atração que as almas sentem por essas coisas vem dessa atuação e como bem descreve a palavra para “éreis guiados” pela ARC em 1Co 12:2, é a palavra grega agō que é guiar, conduzir, incitar e é extraída da figura da vida prática de um pastor de ovelhas. Agora, esse pastor pode ser o verdadeiro que é bom e conduz para a vida eterna que liberta através da verdade (Rm 8:14; Gl 5:18) ou o ladrão que é o guia das trevas que conduz à perdição mediante às obras da carne que acorrenta e engana até a morte (2Tm 3:6).
O Bom e o Mau Fermento
Ou o fermento dos fariseus como Jesus advertiu para ter cuidado como diz o texto base aqui. Assim, também como temos o bom fermento que é o Reino de Deus, o Espírito que faz crescer toda a massa (Mt 13:33; Lc 13:21), ou o bom ensino que faz crescer todo o corpo de Cristo (At 20:32; Cl 1:6).
“O Reino dos céus é como o fermento que uma mulher tomou e misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada” Mateus 13:33 NVI