O dia e a hora quem saberá? (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Imprevisibilidade da Vinda de Cristo
“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.”
Mateus 24:36-39 NVI
Jesus está dizendo que ele virá num dado momento em que as pessoas não estarão esperando. Ele compara com o Dilúvio que naquela época, apenas Noé e sua família escaparam da morte física. Ele também diz que essa hora será como ladrão e o apóstolo Paulo também usa essa analogia em 1Ts 5:1-10. Perceba, que o Apóstolo fala da noite como as trevas e do dia, como a luz. O que isso significa?
A Analogia com o Dilúvio e o Ladrão
Ele faz alusão ao Gênesis, ao início da criação quando Deus separou a luz das trevas e as nomeou no decurso do tempo como cada dia. Assim, ele diz que esse dia ou essa hora do dia (que durante o domínio do sol ou da noite, ou seja, período que engloba o dia, como inteiro ou as 24h). Pegará as pessoas de surpresa, mas isso não é para todos como não foi com Noé nem com Ló que é outro exemplo (Lc 17:28). Dessa vez, envolverá os quatro elementos da natureza.
O Aviso e a Corrupção da Vida Passageira
No tempo da vinda do Filho do homem será sem precedentes e esses exemplos servem apenas para ilustrar os avisos e a contínua rebeldia dos homens, bem como a tolice de se apegar à corrupção de uma vida passageira. “Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.” (Lc 17:32-33 NVI). Falamos sobre a questão do servo em devocionais anteriores.
A Luz e as Trevas: Para Quem é o Aviso?
Assim como Jesus está falando aos judeus porque não creram nele e ele sabia tudo que ainda iria acontecer e por isso, estava avisando com antecedência para que quando acontecer já soubessem que ele havia predito todas essas coisas. Assim também, o apóstolo Paulo fala sobre os que estão nas trevas e não aos filhos da luz como ele enfatiza especialmente nos v. 4 e 5 do texto citado, e os últimos:
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.” (v. 9 e 10)
Salvos da Destruição: A Promessa aos Crentes
Nós que cremos na luz não estamos nas trevas e temos a luz da vida dentro de nós para sempre; sendo assim como esse dia poderia vir nos pegar para a destruição? Ou não seria de acordo com a palavra? Vejamos Hb 9:28.
[CONTINUA na PARTE 2]