O dia e a hora quem saberá? (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
O Sacrifício de Cristo e a Salvação Futura
“assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.” Hebreus 9:28 NVI
Logo após, vem a parábola das dez virgens, que também já tratamos num devocional exclusivo, mas trarei umas porções em conjunto dessa percepção aqui. Como dissemos, o número dez remete ao AT, o antigo concerto e cinco ao número da graça; assim, é uma figura sobre aquelas pessoas que receberão o favor imerecido, através do evangelho do qual Paulo é o ministro (Rm 2:16; Ef 3:6-7; 2Tm 1:10-11).
A Parábola das Dez Virgens: Prudência e Preparação
Jesus está dizendo que pessoas prudentes constroem a sua vida verdadeira sobre o fundamento inabalável, que é a Rocha, cujas portas do inferno não prevalecerão. Em outras palavras, fazer parte de um grupo de pessoas ou ministério, fazendo-se participantes (virgens) ou pretensas como membros do corpo de Cristo, sem o ser no coração (Rm 2:28-29), ou seja, não tendo o Espírito dado por Deus (a lâmpada) para a união com o Espírito Santo (o azeite) que é o selo, não fará essas pessoas parte do Reino de Deus.
O Vaso, a Lâmpada e o Azeite: A Unidade Espiritual
O vaso é de barro, mas o poder é de Deus (2Co 4:7), assim, as vasilhas ou vasos são os corpos, a lâmpada o espírito do homem e o azeite, o Espírito Santo (Pleno, o Pai que sela o seu Filho); a unção está nessa plena unidade espiritual. Por isso, as virgens (pessoas) morreram fisicamente e aqui se vê o que está em Rm 9:22-23. Quem recebeu o novo nascimento entrará para o descanso (Hb 3:19; 4:1-3) eterno.
O Limiar Entre a Vida e a Morte: A Escolha e o Destino
Mas aqueles cuja aparência era semelhante e faziam parte do mesmo status no mundo dos vivos naturais, ficaram de fora e foram lançados no inferno ou mundo dos mortos. Como as insensatas dizem que suas candeias estão se apagando, o pavio fumegante ou sopro de vida que não se sustenta e a alma ficará nas trevas. Jesus pode falar sobre esse limiar entre a vida e a morte com propriedade.
Vigiai: A Importância da Luz Interior
Ele diz novamente, vigiem. Isso quer dizer, vejam enquanto é tempo de receber a vida verdadeira. Qual luz está em nosso interior? Se a luz for, a verdadeira, então não importa a hora que o nosso Senhor vier, pois ele e o Pai já habitam em nós e onde ele estiver nós também estaremos (Jo 14:3), diferente do que está em Lc 17:37 “”Onde Senhor?”, perguntaram eles. Ele respondeu: “Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres”.