Filhos, despertem do sono da alma!

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.”
Mateus 23:15 NVI
Na Bíblia temos o contraste das duas naturezas se confrontando o tempo todo, assim como ainda vemos no mundo e em nós mesmos. Basta olhar para a figura de Cristo e aqueles homens responsáveis pelos oráculos de Deus nesse mundo.
A figura dos fariseus representa cada um que se gaba do conhecimento da letra e vive por meio das suas próprias obras, sua própria justiça. Os méritos são sempre para eles mesmos e sempre estão buscando se justificar diante dos outros (Lc 16:15). Mas quem nasce de Deus é filho e a sua comida e bebida é fazer a vontade do Pai. (Jo 4:34), ou seja, é algo vital, necessário que não podemos simplesmente, deixar de lado e para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus (Rm 2:29).
Jesus dizia: “Eu falo as palavras do meu Pai e faço as Suas obras. ”Jesus trouxe glória para o Pai e nele foi glorificado (Jo 13:31,32; 14:13). E, ainda, disse: “Vão e façam discípulos em todo o mundo.” (Mt 28:19) Porém, se ficarmos vivendo pela natureza humana tiramos a glória de Deus e a damos a homens (a nós mesmos), como ele disse aos fariseus que percorriam todos os lugares para fazerem discípulos mais dignos do inferno do que eles. Assim também está escrito:
“Diz o Senhor: “Maldito é o homem que põe a sua confiança noutro homem, cujo coração se afasta de Deus e confia na natureza humana para se fortalecer.”
Jeremias 17:5 OL
Mas o que vive pelo Espírito fará as mesmas obras que Jesus, pois ele falou e até maiores, porque ele voltou para o Pai (Jo 14:12), deixando o Espírito Santo como o nosso Auxiliador.
“E eu pedirei ao Pai que vos envie outro Consolador e este nunca vos abandonará. Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber, porque não o procura nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo.”
João 14:16-17 OL
“Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz.”
Romanos 13:11-12
É chegada a hora de despertar, filhos de Deus! Em espírito onde somos luz, os verdadeiros filhos da luz:
“Pois são todos filhos da luz, filhos do dia. Não pertencemos ao domínio da noite e das trevas. Estejamos então vigilantes e não adormecidos como o resto das gentes. Estejamos alerta e sejamos sóbrios. Em geral, é de noite que as pessoas dormem e também que se embebedam. Mas nós vivemos na luz do dia e é por isso que devemos ser moderados, revestindo-nos da couraça da fé e do amor, tendo como capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destina à condenação, mas à posse da salvação, através de nosso Senhor Jesus Cristo; o qual morreu por nós para que, quer estejamos vivos, quer estejamos já mortos, quando ele vier, possamos viver juntamente com ele. Por isso, animem-se uns aos outros, contribuindo mutuamente para o fortalecimento da fé, como têm vindo a fazer.”
1 Tessalonicenses 5:5-11 OL
E é exatamente isso que Jesus estava advertindo ao seu povo para que despertassem ao chamado da Salvação antes que fosse tarde:
“É realmente como vos digo: esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam. Vigiem, para que a minha vinda súbita não vos apanhe desprevenidos! Que esse dia não vos encontre vivendo descuidados, obcecados com a comida e a bebida e com os problemas desta vida! Pois ele virá como uma armadilha sobre toda a Terra. Mantenham uma vigilância constante e orem para que cheguem firmes à presença do Filho do Homem sem ter de passar por estes horrores.”
Lucas 21:32,34-36 OL
Ora, isso seria impossível aos terrenos, lembremos dos discípulos de Cristo no Getsêmani que não puderam vigiar ou ficar atentos, nem por uma hora sequer:
“Depois, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. ― Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? — perguntou a Pedro.”
Mateus 26:40 NVI
A geração dos naturais, do primeiro Adão é fraca, por causa da carne, do corpo:
““Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.””
Mateus 26:41 NVT
“Vigiem e orem para não serem vencidos pela tentação, pois embora o espírito seja corajoso o corpo é fraco!””
OL
“Vigiem e orem, para que não caiam em tentação. Sim, o espírito tem força de vontade, mas o corpo é fraco.””
BLT
“Vigiem e orem. De outro modo a tentação vencerá vocês. Pois o espírito na verdade está disposto, mas o corpo é fraco!”
NBV
“Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.”
NTLH
“Estejam atentos e orem para não serem vencidos pela tentação. O espírito está pronto mas o corpo é fraco”
BPT09DC
“É realmente como vos digo: esta geração não passará sem que todas estas coisas aconteçam.”
Lucas 21:32 OL
Em outras palavras, Jesus está dizendo que essa geração dos naturais passará, mas não sem o derramamento da ira de Deus contra os que permaneceram mortos em suas transgressões e pecados, porque vivíamos para satisfazer as vontades da nossa carne; tendo rejeitado o presente da salvação de Deus em Seu Filho Jesus Cristo:
“Todos nós costumávamos viver entre eles, manifestando pelas nossas vidas o mal que havia dentro de nós, e fazendo todas as coisas ruins para as quais as nossas paixões ou os nossos maus pensamentos pudessem nos arrastar. ESTÁVAMOS debaixo da ira de Deus tal como todos os demais.”
Efésios 2:3 NBV
A luz verdadeira, a qual veio ao mundo que ele mesmo criou, como está escrito:
“Criou tudo o que existe e nada existe que não tenha sido feito por ele. Nele está a vida eterna e essa vida dá luz a toda a humanidade. A sua vida é a luz que brilha nas trevas e estas nunca poderão pôr fim a essa luz. Apareceu um homem, enviado por Deus, chamado João. Este homem veio como testemunha, para testemunhar da luz, a fim de que todos cressem através dele. João não era a luz, mas apenas uma testemunha para que essa luz pudesse ser conhecida. Mais tarde, veio aquele que é a verdadeira luz para brilhar sobre todo o ser humano. Esteve neste mundo, que foi criado por ele, mas não o conheceram. Veio para o seu povo e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. Bastava confiarem nele como Salvador. Esses nascem de novo, não no corpo nem de geração humana, mas pela vontade de Deus.”
João 1:3-13 OL