A maturidade do corpo de Cristo (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Davi era um profeta, mas não era espiritual, tinha apenas um vislumbre (leia Hb 11:13) das promessas para o futuro. Ele desejou construir um templo, uma morada para Deus (1Cr 17:1), mas foi seu filho Salomão quem o construiu (1Cr 22:8-10; 28:6) de modo físico, no natural.
Pois Deus não habita em construções humanas, por isso, o Filho teve que vir a esse mundo cumprir a obra de Deus, seu Pai em nosso favor. Ele é maior do que Salomão e também do que o próprio templo construído; a quem Deus estava se referindo quando fez a promessa à Davi, embora essa verdade tenha as camadas natural e espiritual, percebemos que Salomão não pôde se manter fiel a Deus até sua morte.
Mas Jesus Cristo sim, até a morte de cruz, não retrocedeu. Nesse ínterim vemos a confirmação da palavra de Cristo em Jo 8:35, no tocante à alma e o Espírito. Veja Mt 12:6, 42. Jesus não estava se orgulhando em detrimento de Salomão, mas cumprindo as escrituras a seu respeito, nas duas referências.
Assim, essa referência com seus detalhes escondia verdades eternas que só foram reveladas pela verdadeira luz, pois Cristo é o mistério oculto das gerações passadas (Ef 3:9; Cl 1:26-27; 2:2). Agora, em Cristo nos foi revelado.
Uma dessas pistas deixadas nessa ilustração da edificação do templo físico é a palavra hebraica ventre (beten) que já tratamos em “Vasos cheios de ira ou de misericórdia”. Que significa oco ou especialmente útero, também foi usada em 1Rs 7:20 para designar uma saliência arredondada de uma coluna do templo de Salomão.
Isso não está posto em vão, uma vez que se trata da palavra de Deus, cada termo é pensando e escolhido meticulosamente pelo Autor (Deus) e concedido ao escritor (homem). Com o objetivo de nos ajudar a compreender seus mistérios. Assim, vamos ao grego do NT para a base do texto tema.
(…)