Os chamados para serem santos (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Deus cumpriu essa profecia em Cristo e Cristo em nós, os membros do seu corpo (espiritual). Assim, no verso que estamos estudando também traz esse significado, pois Jesus nos deu seu espírito como está escrito em Rm 8:15-16 e Gl 4:6, o espírito sem medida nem limitações.
João também disse que é Cristo quem batiza com o Espírito Santo (Mt 3:11 e Jo 1:33). Mas só é possível o batismo com o Espírito Santo para os que nasceram de Deus, através da semente incorruptível que é o próprio Jesus.
E ainda, de acordo com as versões, Deus não dá o espírito por medida, que corrobora com o v.27 do cap. 3, conforme citado no início. Na realidade, no AT ninguém havia recebido o espírito, pois não havia novo nascimento. O que eles receberam foi uma unção temporária que não vinha do seu interior.
Provavelmente o Senhor soprava sempre que necessário para que eles cumprissem seus chamados como servos. Isso quer dizer, que havia um propósito, assim como aconteceu com João Batista que recebeu do mesmo espírito de Elias, enquanto ainda estava no ventre da sua mãe.
Jesus disse que dos nascidos de mulher não apareceu ninguém maior do que João Batista (Mt 11:11) e o anjo Gabriel anunciou que o menino seria cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento (Lc 1:17), mas ele não era espiritual.
Jesus também dá testemunho sobre isso no mesmo lugar. Mas o nosso Senhor Jesus era parte de Deus, seu Pai que é o Espírito e veio do céu e entrou no mundo com o intuito de salvar os pecadores, o Cordeiro de Deus (Jo 1:29) e dar vida eterna.
Ele repartiu sua glória com os seus irmãos (Rm 8:30 e Hb 2:10). E foi aqui, nesse quesito que a graça superabundou (Rm 5:15-21) e se cumpriu o propósito da vontade de Deus que nos escolheu para o chamado de filhos a partir do Unigênito que por isso, passou a primogênito entre muitos irmãos. Leia Rm 8:28-29 e Hb 2:10-17; 3:1. Amém 🙏🏻