A maturidade do corpo de Cristo (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
“com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
Efésios 4:12-13 NVI
O interessante é que a palavra no grego para edificação (oikodome), é a junção de (oikos), casa, lar, família, templo, edifício; e construir (dymeo). Isso nos ajuda a entender sobre o desejo do rei Davi de construir uma casa para Deus; devido ele se deleitar na palavra de Deus o qual disse que ele era um homem segundo o Seu coração (1Sm 13:14 e At 13:22).
Essas coisas eram sombras das que estavam por vir em Cristo:
“Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.” João 14:23 NVI
O que o texto de Efésios está dizendo é que esse edifício é um santuário ou casa espiritual da qual testifica outro apóstolo:
“vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” 1 Pedro 2:5 NVI
Uma verdade não muito fácil para os tradutores das línguas originais, pois a divergência está entre tanto ser uma casa para o Deus de Jacó ou Israel como para o povo em si. Na verdade, é exatamente as duas coisas que uma única frase encerra. Como está em At 7:46-50 que concorda com 2Co 5:1 e Jo 14:2, cujo material é celestial e eterno; essa é a essência.
Pois nós estaremos n’Ele e Ele em nós como disse Jesus; as pedras vivas, segundo Pedro ou membros do corpo de Cristo, segundo Paulo. São termos figurados para ilustrar as verdades espirituais num mundo físico e que muitas vezes é difícil explicar.
(…)