Quem não crê no Filho de Deus já está condenado (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Hipocrisia Condenada
Jesus confronta os fariseus
“Que aflição os espera, mestres da lei e fariseus! Hipócritas! Têm o cuidado de limpar a parte exterior do copo e do prato, enquanto o interior está imundo, cheio de ganância e falta de domínio próprio. Fariseus cegos! Lavem primeiro o interior do copo e do prato, e o exterior também ficará limpo. “Que aflição os espera, mestres da lei e fariseus! Hipócritas! São como túmulos pintados de branco: bonitos por fora, mas cheios de ossos e de toda espécie de impureza por dentro. Por fora parecem justos, mas por dentro seu coração está cheio de hipocrisia e maldade.” Mateus 23:1-7, 13, 15, 25-28 NVT
Era sobre essa hipocrisia das autoridades religiosas que Jesus estava disferindo essas palavras duras e também sobre todos os seres humanos que não se julgam pecadores por causa de suas obras “caridosas”, cuja motivação não passa no crivo de Deus!
A Cegueira Espiritual
“Guias cegos! Coam a água para não engolir um mosquito, mas engolem um camelo!” Mateus 23:24 NVT
A Justiça pela Fé em Cristo
A Universalidade do Pecado
Assim, como todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus nosso Senhor (Rm 3:23-24). Assim sendo, aquele que não crê no Filho de Deus para receber essa justiça que vem pela fé nele, não receberá de nenhuma outra maneira, e portanto, a culpa permanece.
Pois todos, sem exceção estão debaixo do poder do pecado (Rm 11:32; Gl 3:22), dele sendo escravos (Jo 8:34; Rm 6:16). Por isso, aquele que não tinha pecado foi entregue à morte, e de forma injusta acusado e sentenciado, mas não permaneceu sob custódia da morte (thanatos), nem do Hades (mundo dos mortos), pois era pelos nossos pecados que estava padecendo um castigo que não merecia (Is 53:4-5).
A Necessidade da Morte e Ressurreição de Cristo
A Base da Justiça da Fé
Se ele não tivesse morrido (o justo pelos injustos) e não tivesse ressuscitado (para nossa justificação, Rm 4:25), não haveria a justiça da fé, nele. “E, se Cristo não ressuscitou, a fé que vocês têm é inútil, e vocês ainda estão em seus pecados.” (1Co 15:17 NVT). Veja que o apóstolo Paulo está dizendo que se Jesus não fez o que disse que fez e se todas as testemunhas não fossem verídicas acerca da sua obra consumada, as pessoas (inclusive ele), continuaram em seus pecados e todos estariam perdidos. Pois para a remissão de pecados é necessário derramamento de sangue (Hb 9:22).
O Sangue Inocente
No entanto, tinha que ser sangue inocente, não contaminado com pecado, e nenhum ser humano poderia pagar esse preço. Como está escrito: “E o resultado da dádiva de Deus é bem diferente do resultado do pecado de um único homem, pois enquanto o pecado de Adão levou à condenação,” “É verdade que um só pecado de Adão trouxe condenação a todos,” (Rm 5:16a,18a NVT).