Sobre o Purgatório (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Morte Física e a Vida Eterna
Sem isso, a alma está morta, se não estiver ancorada ao Espírito doador de vida. Refiro-me do ponto de vista humano, nesse mundo. Uso o E maiúsculo para diferenciar do outro espírito do mundo, das trevas. Os que conduzem as almas para longe de Deus, por isso essas pessoas são chamadas mortos espirituais. São todos que não estão em Cristo Jesus.
Sendo assim, ao ser humano está reservado, determinado, ordenado, destinado morrer uma vez e enfrentar o juízo ou julgamento. Veja, que já está! Mas, quanto aos filhos de Deus, não podem mais morrer, pois são como os anjos, são filhos da ressurreição e para Deus todos vivem. Veja Lucas 20:36-38.
A Vida em Cristo
Nas palavras do apóstolo Paulo:
“Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.” Romanos 6:10 NAA
A morte física não é considerada o fim para Deus, pois pensemos agora nesse exato momento, nos justos aperfeiçoados na habitação celestial, na presença de Deus Pai e dos anjos em alegre reunião (Hebreus 12:22-23). Será que eles diriam que estão mortos ou mais vivos que jamais estiveram, enquanto estavam aqui nesse mundo?!! Presos a esse corpo da morte ou do pecado? (Romanos 7:23-24).
O Juízo e a Predestinação
O Destino dos que Rejeitam a Salvação
Porém, aqueles que morreram fisicamente e negaram a salvação, o machado já está posto junto a raiz das árvores e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo (Mt 3:10). Aliás, a palavra grega para “está posto” é keimai. Jesus também confirmou as palavras de João Batista supracitada, em Lucas 6:43-45 e em outra ocasião:
“Ele respondeu: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes.” Mateus 15:13 NVI
Então, esses são aqueles vasos de ira que Deus tem aguardado pacientemente para acertar as contas no dia do juízo, enquanto salva as suas ovelhas perdidas e desgarradas. Essa é a onisciência de Deus, a qual chamamos predestinação; ele não fez com que aquelas pessoas fossem assim, pelo contrário, deu a vida biológica a cada um e a liberdade de escolha. Lembrando que a paciência de Deus significa salvação (2 Pedro 3:9,15). Ele é Deus de liberdade, mas não de libertinagem.
A Salvação pela Fé
Por isso, ele os chama de mortos e todos nós estávamos nessa mesma condição, até Jesus nos resgatar e aquele que der ouvidos será salvo. Tanto é assim, que os seres humanos só podem morrer uma vez, que Jesus também, acabou de oferecer-se como sacrifício para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, mas para trazer a salvação esperada (Hb 9:28), a saber a redenção do corpo. E diz mais:
[CONTINUA na PARTE 3]