O justo jamais retornará ao pó (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Assim, como toda existência humana seria feita maldita, pois Deus teve que cobrir a vergonhosa nudez deles com a pele que antes era feita da glória do próprio Deus. Assim, o pecado ficou contido na carne e para existir neste mundo precisa de um corpo físico com a matéria própria dessa dimensão. Foi o que Deus estabeleceu e não voltaria atrás em suas leis que regem esse mundo físico. Essa foi a astúcia do mal ao enredar os seres humanos como passarinhos presos em bando, numa única armadilha.
“Mas graças a Deus porque, embora tendo sido escravos do pecado, obedecestes de coração à forma de ensino a que fostes entregues; e, libertos do pecado, fostes feitos escravos da justiça. Falo como ser humano, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os membros do vosso corpo como escravos da impureza e do mal cada vez maior, assim também apresentai agora os membros do vosso corpo como escravos da justiça para santificação.”
Romanos 6:17-19 A21
Está dizendo que devido o tempo que vivemos (como almas viventes num corpo físico afetado pelo pecado), estamos mais habituados com as coisas que aprendemos no mundo e seus padrões, que são construídos para fazer oposição a Deus (Tg 4:4 e 1Jo 2:15-16). Se a nossa alma não for regenerada pelo Espírito que vem de Deus, através do novo nascimento, então continuaremos amando as coisas próprias deste mundo e não haverá lugar para o amor de Deus em nós. Porque é o espírito do mundo, o invasor que está dominando.
E ainda que venhamos nascer do alto, precisamos crescer nessa natureza para suplantar o domínio das mentiras e do engano (os jogos mentais do Maligno), das ilusões que são a base deste mundo e estão estabelecidas dentro de nós como verdades relativas a ele. Por isso, os frutos do Espírito são necessários para o novo padrão, segundo a sua procedência. E assim, a alma sendo moldada em sua mentalidade, o corpo será santificado, pois ele não faz nada sem a alma, apesar de estar nele os impulsos para o pecado.
Assim que o poder de Deus é aperfeiçoado em nós, não que ele precise ser, mas em nós é necessário (2Co 12:9) que fique cada vez mais forte e então, será visível a ponto de serem manifestos dons, sinais e maravilhas, coisas próprias do Espírito Santo. Por isso, o autor de Hebreus diz: “Mas nós não somos da deserção para a destruição, mas da fé para a preservação da alma” 10:39. É o que quer dizer ganhar a vida, ou a alma, caso contrário ela será destruída junto com tudo que não presta.
O resumo do que estamos dizendo aqui é que é necessário que todos os filhos de Deus aprendam a se despir do velho homem em Adão ou velha vida (Rm 6:6), que se corrompe por desejos enganosos e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade (Ef 4:22,24). E como isso se dá? Sendo renovados no modo de pensar (Ef 4:23), pela instrução da justiça que vem da fé nesse evangelho, cujo ministro é o apóstolo Paulo. Pois quando se crer certo, vive certo. O contrário disso também é verdadeiro e o resultado pode ser visto no mundo, especialmente entre os cristãos.