O livro do Cordeiro é o livro dos remidos (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Neste estudo bíblico, mergulharemos nas profundezas de Apocalipse 13:8 e 20:12 para explorar o significado do “Livro da Vida do Cordeiro”.
- Quem são os “habitantes da terra” mencionados?
- Qual a diferença entre ser psychikos e pneumatikos?
Desvendaremos como a rejeição da salvação nos afasta da verdadeira realidade que é Cristo Jesus e como o pecado pode influenciar nossa habitação espiritual. Prepare-se para uma jornada transformadora, independente de sua religião ou doutrina, em busca de um conhecimento mais profundo de Deus e do Seu amor no Senhor Jesus Cristo.
Continue no estudo bíblico “O livro do Cordeiro é o livro dos remidos (Parte 1)” para aprofundar seu entendimento:
“Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”
Apocalipse 13:8 NVI
“Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.”
Apocalipse 20:12 NVI
Habitantes da Terra: Além da Tradução Literal
A primeira coisa que o Espírito me ressaltou nesta primeira passagem é a palavra “habitantes”. Por que não, anthropos que traduziria melhor, uma vez que seria óbvio que os habitantes da terra só podem ser os homens? Mas o que é óbvio para nós, de forma natural não é para Deus, e, por isso, muitas vezes, perdemos os detalhes que nos trariam a completa elucidação. Vejamos pela OL:
“E todas as pessoas que pertencem a este mundo adoraram o monstro; essas cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi sacrificado antes da fundação do mundo.” Apocalipse 13:8 OL
Psychikos vs. Pneumatikos: A Separação Espiritual
Em outras palavras, são os seres humanos naturais ou aqueles que não têm o Espírito; são os psychikos e não pneumatikos (1Co 2:14). Como nada está disposto na bíblia em vão, vamos trazer algumas ocorrências dessa palavra que no grego é katoikeō (a partícula intensiva kata + oikeō residir), significa habitar permanentemente, residir, casa, residente, habitante. Para traduzir de forma clara o que o Espírito diz, e o motivo do uso dela e não da outra para ser humano, pois estes ainda pertencem ao mundo e não a Deus (1Jo 4:4-6; 1Co 3:16; 6:19).
A Rejeição da Salvação e a Sombra da Realidade
O Senhor que é o Espírito (2Co 3:17) e ele diz a nós (a nossa alma, pois ainda somos em parte seres humanos num processo de metamorfose, mas nunca mais meras almas viventes), que existem pessoas que, por pertencerem ao Maligno, não aceitarão às boas novas que tem poder para salvá-las, como diz as escrituras em 2Ts 2:10. São aqueles que rejeitam deliberadamente a substância e permanecem na sombra ou tipo do que é a verdadeira realidade (Cl 2:17). E Jesus fez essa diferenciação quando veio a este mundo em corpo físico. Como está escrito em Mt 12:45:
“Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa.” NVI
O Corpo Humano: Habitação Dividida
Perceba, que o corpo humano pode ser a casa ou habitação não apenas da alma, como Deus fez. Mas Jesus mostra que está sendo ocupada ou dividida por espíritos invasores que se apoderaram dos seres humanos pelo pecado (Tg 1:14-15). Essa é a verdadeira razão da alma estar presa e não ter em si mesma a capacidade de se libertar e servir a Deus com inteireza de coração. Nesse quesito, ninguém está em melhor condição que o outro, a não ser os remidos de Cristo Jesus.
“”Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”.” Lucas 13:4-5 NVI
[CONTINUA: O livro do Cordeiro é o livro dos remidos (Parte 2)]