Recebemos um novo coração (Parte 1)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Antigamente, os judeus consideravam os que não eram do seu povo como cães, porque eles receberam as palavras de Deus e a marca da circuncisão que mostrava que eles eram um povo separado para Deus.
Nos evangelhos de Mt 15:21-28 e Mc 7:24-30, Jesus usou essa linguagem ao se referir à mulher grega; não para diminuí-la, mas com o objetivo de deixar claro que, primeiramente ele veio para os seus. Mas eles não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural (Jo 1:11-13a).
Apenas duas pessoas foram elogiadas por Jesus, e uma delas foi essa mulher por causa da sua demonstração de fé nele. Nenhum dos dois era judeu. Isso mostra que o problema não é a Lei, pois ela é santa e irrepreensível, mas os homens, cujo pecado está dentro e são escravos (Jo 8:34).
A circuncisão deveria ser para lembrar-lhes da aliança de Deus com Abraão, o pai da fé, em termos naturais; através de quem Deus fez a promessa para todos, especialmente ao povo judeu que são seus descendentes na carne.
Mas ao invés disso, eles se encheram de orgulho e passaram a ostentar essas coisas e as transformaram em tradições de homens (Mc 7:1-23). Coincidência ou não, o Espírito Santo engendrou para que logo após essa instrução, viesse o caso da mulher grega.
(…)