Sobre a parábola das dez virgens (Parte 1)

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O Contexto da Parábola em Mateus
“O reino do céu será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas e cinco, prudentes. Ao pegarem as lâmpadas, as insensatas não levaram azeite. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas.”
Mateus 25:1-4 A21
Essa parábola consta apenas em Mateus onde a linguagem ou mensagem remetem a Jesus como o Messias, o Rei da linhagem de Davi, o leão da tribo de Judá:
“Estas boas novas são acerca de seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual tomou uma forma humana ao nascer na descendência do rei David. E Jesus Cristo nosso Senhor foi declarado Filho de Deus quando Deus poderosamente o ressuscitou da morte por meio do Espírito Santo.” Romanos 1:3-4 OL
A Analogia do Casamento e a União Espiritual
Jesus usou a analogia do casamento judeu, bem como termos conhecidos deles que lhes eram pertinentes como o número dez, entre outros. O casamento verdadeiro e eterno que não trata apenas da figura humana tirada a partir da união entre o homem e a sua mulher (Gn 2:24) que tem a substância em Cristo e sua noiva (Ef 5:29-31), a verdadeira união entre a alma e o Espírito (1Co 6:17). Não precisa dizer mais a esse respeito de que é sobre eles, que Jesus está se referindo nesta parábola, mas que serve também para a igreja, pois essa é a eterna união que ninguém pode desfazer ou separar. Isso mostra o Seu cuidado com o Seu povo do início e Suas promessas fiéis (Rm 11:16).
Princípio Universal e a Graça Divina
Porém, o princípio é universal, que é a questão do guia das almas ou o espírito que é a candeia, ou o homem oculto do coração (o espírito do homem que nele está, 1Co 2:11 NVI). O Senhor Jesus usou o número bem acolhido por eles, o dez, pelos dez mandamentos, mas dividiu ao meio, para retratar o cinco que remete à graça. Como está escrito:
“E, se a escolha se dá pela graça de Deus, então não se baseia nas obras deles, pois nesse caso a graça deixaria de ser o que verdadeiramente é, ou seja, gratuita e imerecida.” Romanos 11:6 NVT
A Revelação Escondida na Parábola
A inteligência do nosso Senhor que ultrapassa tempos e épocas e esconde verdades eternas, sendo reveladas de maneira apropriada àquele que buscar. Assim, Jesus está deixando um padrão para a salvação de todo aquele que crer em seu nome, escondido numa ilustração típica e cultural para que seu povo, os judeus, possam reconhecer e serem salvos. Como ele mesmo disse acerca do testemunho de João Batista:
“Porém o testemunho mais verdadeiro que eu tenho não vem de um homem, embora eu tenha feito lembrar o testemunho de João para que vocês creiam em mim e sejam salvos.” João 5:34 NBV-P
As Virgens e a Igreja de Cristo
O termo virgem implica um grupo restrito de certa categoria de pessoas, às quais estavam aguardando o noivo, isso é uma bela ilustração com a igreja, cujo termo é utilizado pelo apóstolo Paulo em 2Co 11:2, no qual, o noivo é Cristo. Nesse capítulo, está sendo tratado exatamente sobre a necessidade de se manter puro, ou seja, o cuidado com o ensino que pode vir de outro tipo de espírito, que não de Jesus (v.4).
A Luz e o Alimento Espiritual
A luz que nem sempre é luz, mas pode ser trevas, isso é linguagem figurada para falar do espírito (v.14) e o seu alimento que deve ser de acordo e não contaminado:
“A comida deste mundo se estraga e apodrece. Por isso, não trabalhem por este tipo de comida, mas trabalhem pela comida que é sempre boa e que lhes dá a vida eterna. O Filho do Homem, em quem Deus Pai impôs o seu selo de aprovação, lhes dará essa comida.” João 6:27 VFL
O Significado de “Lambanō“
Voltando à parábola, a próxima palavra que traz entendimento é lambanō que significa tomar, pegar, aceitar, receber, ter, segurar, suprir, fazer provisões, tomar uma esposa, tomar sobre si mesmo, carregar, ajuntar, de modo figurado tomar a alma. O que quer dizer que o Senhor Jesus está falando a um grupo específico, ou aqueles que professam fazer parte de determinada religião, e por isso, as virgens (pureza) prometidas em casamento a um único esposo, conforme 2Co 11:2.
[CONTINUA na PARTE 2]