Sobre a parábola do banquete de casamento (Parte 4)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Justiça pela Fé e a Rejeição de Israel
(…) Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé; mas Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”. Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais será envergonhado”” Romanos 9:27-33 NVI
O Convite Final e a Entrada dos Gentios
Na versão de Lucas sobre essa parábola diz nos últimos versos:
“Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu digo a vocês: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’” Lucas 14:23-24 NVI
A Diferença entre a Primeira Ressurreição e os Santos em Cristo
Isso é para os judeus, os últimos que entrarão no Reino de Deus antes da porta ser fechada. A primeira ressurreição de Ap 20:4-6 é sobre os que estavam mortos, os que morreram em meio à tribulação. Diferente dos que dormiram no Senhor que embora estivessem mortos fisicamente, estão unidos ao Senhor como está escrito em 1Ts 5:9-10 “acordados ou dormindo vivamos unidos a ele” (v. 10). Em outras palavras, estão mais vivos do que nunca no céu e não passaremos por juízo (Jo 5:24).
O Significado de “Obrigá-los a Entrar”
A palavra grega para obrigar é anankadzō: necessitar, constranger, compelir por meio de força, de ameaças, de circunstâncias. Vem de anankē: constrangimento, aflição inevitável, calamidade (Lc 21:23) que vem de ankalē: dor.
O Julgamento dos que Rejeitaram a Graça
Aqueles mortos estavam no lugar dos mortos com os demais como Jesus disse sobre os poucos açoites que no devocional anterior usei a palavra provavelmente como sendo tais açoites apenas a grande tribulação, mas ainda terão que aguardar esse julgamento porque tiveram que pagar para ver, com sua própria vida. Veja o devocional “Quais servos aguardam o banquete de casamento?“.
O Reino Milenar e os Sacerdotes de Cristo
Perceba que apenas os que não receberam a marca da besta e obtiveram bom testemunho em meio à provação do fogo da ira de Deus contra o pecado foram levantados para reinar com Cristo e continuarão exercendo sacerdócio durante o milênio; os demais mortos permanecerão aguardando o juízo final. Logo, os santos em Cristo, membros do seu corpo não podem estar aí, pois já passaram da morte para a vida e já chegaram ao lugar dos justos aperfeiçoados em alegre reunião com milhares de milhares de anjos na Jerusalém celestial a cidade do Deus vivo (Hb 12:22-23 NVI).
O Castigo Eterno e a Rejeição da Graça
Assim, aqueles foram os que tiveram sido obrigados com a vara da repreensão do castigo eterno caso aceitassem a marca da besta, por terem rejeitado a graça em sua dispensação, que lhes foi ofertada. Tiveram que passar pelo crivo da ira de Deus e morreram em prol das suas próprias almas. É sobre isso que está escrito em Dn 12:1b, 2 e Rm 11:25-29. Isso prova que mesmo contra toda prova contrária, Deus conhece os seus. E na parábola dos trabalhadores da vinha (Mt 20:1-16), no último versículo diz: “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos” (v.16). Em outras palavras, aqueles deveriam ter entrado primeiro, serão completados apenas no final por não entenderem a forma como Deus justifica os ímpios (Rm 4:1-7).