Sobre o Espírito nascido aqui no mundo (O novo Espírito) [Parte 2]
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Natureza Humana de Cristo
Quanto à parte natural de Cristo, sua mãe era a virgem Maria conforme às Escrituras (Is 7:14); humanamente isso é impossível, pois todos sabemos que é necessário a participação dos gametas, masculino e feminino, ou seja, a semente que provém do homem que é depositada na mulher. Mas, no caso de Jesus era o cumprimento ainda mais antigo, proveniente de Gn 3:15.
A Semente do Pai e o Início do Reino
Por isso, essa semente depositada no ventre da virgem veio do Pai, o Espírito Santo que é Deus, que viria a tornar-se Pai aqui no mundo, porque ele já o era em si. Pois o Filho Unigênito já existia como ser eterno, como testemunhou João Batista e o apóstolo João no evangelho (Jo 1:18,30).
O Crescimento do Reino: Uma Árvore de Mostarda
Por isso, Jesus usou a metáfora do grão de mostarda para falar do Reino de Deus no mundo e depois em nós, mas que ao crescer fica do tamanho de uma árvore, ou seja, ele pode começar muito pequeno, um começo modesto; porém, ele cresce e suplanta o natural, pois é superior (Hb 7:7).
A Legitimidade do Espírito: Deus se Faz Fraco
Essa foi a legitimidade de Deus; fazer um ser espiritual habitar numa estrutura terrena e em um tamanho ínfimo e, como qualquer ser humano se desenvolveria em sua natureza própria para aperfeiçoar a outra caída (humana e terrena). E, assim nos conduzir a Deus o Pai dos espíritos (Hb 12:9). Ele era e é o Todo-Poderoso, mas se fez fraco para nos dar a legitimidade de espíritos “nascidos” no mundo.
A Nova Raça Nascida de Jesus
Por isso, a palavra diz que o Filho se tornou ser humano, carne e sangue, a única maneira que Ele poderia morrer, pois espiritualmente é impossível que Ele morra! E já existia enquanto Deus, pois veio de Deus e era Deus (Jo 1:1). Assim ele fez a nova raça nascer dele ou vir à existência aqui no mundo.
O Sacerdócio de Jesus: Um Filho que Aprende a Obediência
Enquanto Jesus esteve na terra, em sua existência humana: “Por isso Cristo não tomou para si a honra de ser Sumo Sacerdote, mas foi Deus que lhe concedeu essa honra, dizendo:
“Você é meu Filho; hoje eu o gerei”. Enquanto Jesus esteve na terra, ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que podia salvá-lo da morte, e suas orações foram ouvidas por causa de sua profunda devoção. Embora fosse Filho, aprendeu a obediência por meio de seu sofrimento.” Hebreus 5:5, 7-8 NVT
A Nova Criação: O Início da Salvação
A frase diz claramente “Você é meu Filho;” Deus declarou no batismo das águas e no monte da transfiguração diante de testemunhas. E na ressurreição dos mortos quando Deus o trouxe de volta, ele foi gerado Salvação para os homens e o início da nova criação estava por vir, pois o novo e vivo caminho foi aberto (Hb 10:20).
[CONTINUA na PARTE 3]