Troca equivalente (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Está escrito: “Tragada foi a morte pela vitória” (1Co 15:54 e Is 25:8); será a consumação total da obra redentora de Cristo, quando a alma for completamente absorvida pelo Espírito e acontecer a redenção do nosso corpo. Então, a parte serviu será finalmente adotada completamente porque o Espírito será um com ela, numa clara alusão à união do casal (Gn 2:24), nessa vida, mas que o apóstolo Paulo diz que é um mistério profundo entre Cristo e a Igreja (Ef 5:31-32).
O Servo Justo de Deus cumpriu meticulosamente toda a Lei (Mt 5:17-18) para redimir da maldição os que já estavam sentenciados desde o Gênesis 3. A sentença dada à serpente (o Diabo), está correlacionada à do Cabeça da humanidade, Adão. Em outras palavras, os versos 14b e 19a estão diretamente ligados, cuja palavra chave é comer que é literal, de forma espiritual, assim como o comer o pão era para o natural.
Hoje, nós temos o conhecimento sobre fagocitose que é o ato de um ser unicelular ou a própria célula comer, através do englobar completamente a partícula menor. Isso representa em escala mínima, a completa absorção do menor pelo maior. Está escrito:
“Sem dúvida alguma, o inferior é abençoado pelo superior.”
Hebreus 7:7 NVI
E também:
“para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida“
2 Coríntios 5:4b
Assim, se cumpre bilateralmente o que o Senhor disse: “Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor” que é igual ou equivalente a: “Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?” Rm 6:16 NVI.
Qual justiça? A que Cristo consumou em seu próprio corpo, dando a si mesmo em resgate de muitos e cancelando o escrito de dívidas que constava contra a humanidade (Cl 2:13-14), em Adão. Por isso, receberemos um corpo glorioso como o dele (Fp 3:18-21), cuja matéria não é o pó e não pode ser corrompida, a alma será totalmente revestida pelo Espírito e nunca mais poderá pecar e, portanto, nunca seremos alimento do Maligno.
O apóstolo Paulo deixou esse entendimento implícito quando estava falando dos judeus e gentios em face da circuncisão do Espírito. Leia por si mesmo Efésios 2:14-18. “Cristo anulou em seu corpo a Lei do mandamentos, com o objetivo de criar em si mesmo, dos dois um novo homem e reconciliar com Deus os dois num corpo por meio da cruz.” Qual a barreira que fazia inimizade entre Deus e os homens? O pecado na carne fomentado pelo espírito das trevas nos corações dos homens. Está falando em termos macro e individual.
Aleluia! Ele fez!