Uma mensagem de esperança

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Oração de Jesus pela Proteção e Unidade
¹⁵ Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
João 17:15-17,20-23 NVI
¹⁶ Eles não são do mundo, como eu também não sou.
¹⁷ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
²⁰ Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, ²¹ para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.²² Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: ²³ eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.
Perceba o que Jesus está pedindo ao Pai em sua oração mais longa, registrada no evangelho de João. Antes, ele disse que sofreríamos aflições, mas que fôssemos corajosos porque ele venceu o mundo (Jo 16:33), ele fez isso por nós. Ele não disse que deveríamos dar um jeito de conseguir coragem, mas providenciou algo melhor, que não depende de nós e estava indo prover a fonte que geraria as virtudes necessárias em nós, provenientes dele.
O Espírito Santo: Fonte de Virtudes e Glória Divina
Ele estava se referindo ao Espírito o qual ele colocaria em nós (2Tm 1:7), justamente essa glória que ele recebeu do Pai por nascimento, pois foi gerado pelo Espírito de Deus ou Espírito Santo (Mt 1:18,20) e ele repartiu conosco, demonstrando isso em Jo 20:22 e testificado em Rm 8:30, especialmente nas versões NVT, VFL, NTLH; bem como outras partes das Escrituras em o NT.
A Proteção Divina Contra o Maligno e a Salvação do Espírito
Jesus pede que o Pai proteja cada novo nascido do Maligno para que seja aperfeiçoado no céu (quando for concluída a união perpétua), assim como os irmãos mais velhos que chegaram lá primeiro (Hb 12:23). O que o apóstolo João também confirma em 1Jo 5:18 nas versões NVT, NTLH, NBV, ARA, e outras. Por isso, o apóstolo Paulo falou aos coríntios no caso drástico específico da imoralidade sexual:
⁵ entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. 1 Coríntios 5:5 NVI
A Inabalável União do Espírito e a Promessa da Salvação
Isso nos mostra que o Maligno só pode destruir ou matar a carne ou o corpo feito do pó, mortal. Mas não pode tocar na essência que é a alma quando está ancorada ao Espírito (Hb 6:19 NVI), em união eterna, garantida pelo selo da verdade que é o Espírito Santo (Ef 1:13) e como Jesus está dizendo no texto base aqui, nos versos 21 e 22. Assim, também escreveu o apóstolo Paulo em 1Co 12:12-13 e Ef 2:14-18. Aleluia!