777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Bem-vindo à Parte 2 de “777, A Revelação de Cristo e Sua Noiva”! Nesta jornada, exploraremos a profundidade do Apocalipse, desvendando o conflito espiritual, a ação do dragão e a promessa de libertação em Cristo. Prepare-se para uma revelação transformadora sobre o arrebatamento, a salvação e a unidade do rebanho sob o amor do Pai.
Continue no estudo bíblico “777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 2)” para aprofundar seu entendimento:
O Conflito Espiritual e o Sofrimento da Noiva
Porque esse mundo está envolto em trevas e os poderes espirituais do mal estão agindo aqui, desde a Queda e que a mulher, a figura espiritual de Apocalipse, está sofrendo tormentos para dar à luz (v. 2), porque a criança (Teknon) que está sendo gerada é filho da luz e do dia; se traçar um paralelo entre o que está sendo dito aqui, baseado em duas testemunhas na palavra, Gn 1:5 e 1Ts 5:5 que mostram a procedência de quem são os filhos, a palavra para filhos é Huios e estão de acordo.
A Ação do Dragão e o Alerta à Vigilância
Eis o segundo sinal do grande dragão vermelho cuja cauda arrasta um terço das estrelas do céu (v. 3-4), no grego, o verbo está no presente identificando os seres espirituais que servem a Satanás até os dias de hoje. Estes, dominam esse mundo nas esferas celestiais conforme Ef 6:12. Perceba que está escrito que o dragão parou diante da mulher para devorar a criança ou filho (Teknon) assim que nascesse, e sobre isso está escrito:
“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o adversário de vocês, ronda como um leão, rugindo e procurando a quem devorar.” 1 Pedro 5:8 NVI
A palavra (devorar) no grego é katapinō, beber tudo, engolir inteiramente (literal ou figurado); este é o espírito antigo chamado Diabo ou Satanás (Ap 12:9).
Linguagem Espiritual e a Visão de Apocalipse
Precisamos compreender que a linguagem espiritual é codificada ou figurada e o que o apóstolo João escreveu segundo as visões espirituais não se apresentam na mesma sequência do tempo natural. Por exemplo, ele pode ter visto alguns detalhes que se cumprirão em tempos distintos da ordem narrada no livro que se emendarão com o desenrolar dos fatos no mundo e ocorrerão ininterruptamente, um após o outro. Como o disposto no 7:13-14. O tempo para Deus que é Espírito está registrado em 2Pe 3:8, por isso, alguns pensam que Deus demora em cumprir os seus planos (v.9).
Múltiplas Camadas de Cumprimento
Então, algumas coisas já aconteceram numa camada, porém outras estão e outras irão acontecer, cada qual em seu determinado tempo. Por isso, essa visão de Ap 12 engloba tanto o nascimento do Messias físico aqui no mundo, quanto o filho espiritual, o corpo de Cristo que é a plenitude do que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância, ou seja, a igreja (Ef 1:23). O filho varão (arsēn, no grego ; macho, homem) que vem de outra, airō: como indivíduo mais forte para levantar ou suportar sobre si, uma carga.
O Arrebatamento do Filho e a Nova Ascensão Espiritual
No v. 5 diz que o filho (Teknon) gerado dela foi arrebatado para Deus e o trono dele, isso corresponde ao que está escrito em Ef 2:6 “e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (ARC). Antes de Cristo, os que criam verdadeiramente no Deus de Abraão, iam para o lugar do mundo dos mortos chamado seio de Abraão, cujas almas eram transladadas por anjos, para a travessia da morte, segundo as palavras de Jesus em Lc 16:22. Afinal, era um lugar de domínio do Diabo (Hb 2:14); porém, não é mais dessa forma (Ap 1:18).
Libertação, Salvação e o Reino Celestial
O paraíso agora é espiritual e a forma de ascensão é outra como está escrito:
“E fui LIBERTADO da boca do leão. O Senhor me LIVRARÁ também de toda obra maligna e me levará SALVO para o seu Reino celestial. A ele, glória para todo o sempre. Amém!” 2 Timóteo 4:17b, 18 NAA
Nesses dois fragmentos de Timóteo 4, as duas primeiras palavras destacadas é rhyomai, voz média de um verbo obsoleto, similar a rheō (verbo primário, fluir, correr [como água]).
Rhyomai: Resgate, Livramento e Libertação
O primeiro significa correr, precipitar-se ou atrair (para si mesmo), isto é, resgatar, livrar, libertador, puxar, arrastar, resgatar do perigo. Essa palavra também é usada em dois outros versos:
- “e para aguardar dos céus o seu filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos LIVRA da ira vindoura.” 1 Tessalonicenses 1:10 NAA
- “Ele nos TIROU da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,” Colossenses 1:13 ARC
Destaquei “dentre os mortos” para que vejamos que ele sempre cumpre o que diz, pois ele disse que faria e que reuniria as suas ovelhas dos dois apriscos (mundo dos vivos e dos mortos) num só rebanho e ele fez:
Unidade do Rebanho e o Amor do Pai
“Como o Pai conhece a mim e eu conheço o Pai, e a minha vida (alma, psychē) entrego por as ovelhas. E outras ovelhas tenho as quais não são deste aprisco; também aquelas é preciso eu conduzir e a minha voz ouvirão, e se tornarão um só rebanho, um só pastor. Por isso a mim o Pai ama porque eu entrego a minha vida (alma, psychē), para que novamente eu a receba a mesma. Ninguém tira a mesma de mim, mas eu entrego a mesma de mim mesmo. Autoridade tenho para entregar a mesma, e autoridade tenho para outra vez receber a mesma; esta comissão recebi da parte de meu Pai.” João 10:15-18 NTG [Nota: os significados e entendimento das palavras em negrito estão disponíveis no estudo bíblico em LIVE, abaixo]
[CONTINUA: 777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 3)]