A Igreja de Cristo (Parte 2): Qual o objetivo da igreja de Cristo?

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.”
Efésios 1:22-23 NVI
A igreja de Cristo não está restrita a nenhuma raça, a não ser humana e está presente em todo o globo terrestre. Ela é formada por judeus e gentios, ou seja, de todos os povos do mundo. Seu objetivo é preparar o novo homem (em Cristo Jesus) para a vida na eternidade, aprendendo sobre Deus, pois viveremos com Ele para sempre. Voltando a Is 54:13 que foi citado pelo próprio Jesus:
“Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.”
João 6:45
Ele está falando do Pai que é Deus, Espírito.
“Mas vocês chegaram ao monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegaram aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião,”
Hebreus 12:22
Então, temos o complemento sobre essa ilustração da noiva ou Jerusalém Celestial que é o corpo de Cristo, a igreja do Deus vivo, em Is 60:1, “Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você.” com Ap 21:11, “Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma joia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal.” Esse será o estágio final, quando o espírito revestir completamente a alma de cada filho de Deus.
Is 60:3, “As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer.”, com Ap 21:24, “As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória.” e “As suas portas permanecerão abertas; jamais serão fechadas, dia e noite, para que tragam a você as riquezas das nações, com seus reis e sua comitiva.” Is 60:11 NVI, com “Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. A glória e a honra das nações lhe serão trazidas.” Ap 21:25-26 NVI.
Agora que fizemos essa acareação entre sombra e substância, vamos analisar o que disse o apóstolo Paulo usando duas mulheres como ilustração, Hagar (a escrava) e Sara (a livre). Enquanto a primeira representa a primeira aliança no monte Sinai, que gera filhos para a escravidão (Gl 4:24-25), a segunda representa Sião, o monte de Jerusalém que espiritualmente é o monte de Deus. Conforme o livro de Isaías traz.
Embora o apóstolo Paulo só cite um nome, Jerusalém, sabemos pelo profeta Isaías que também é Sião esses dois nomes representam a mesma coisa. O que hoje conhecemos por revelação que se trata do corpo de Cristo, a sua noiva ou igreja. Como está escrito:
“com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
Efésios 4:12-13
“Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas. A intenção dessa graça era que agora, mediante a igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades nas regiões celestiais, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra.”
Efésios 3:5-6,9-10,15
(…)