A mudança de ordem e o jejum (Parte 7)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Em “A Mudança de Ordem e o Jejum (Parte 7)”, finalizamos nossa jornada transformadora entendendo como alimentar nosso Espírito e experimentar o verdadeiro crescimento espiritual. Este estudo bíblico, livre de dogmas e aberto a todos que buscam ao Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, explora a obediência em Espírito e o poder de focar nas coisas do alto, conforme nos ensina Colossenses 3. Desvendaremos o verdadeiro jejum, que vai muito além de uma mera abstinência física, e como a misericórdia e compaixão revelam a vontade divina para nossas vidas. Prepare-se para descobrir como se renovar no Senhor Jesus Cristo e viver uma vida plena no Espírito!
Continue no estudo bíblico “A mudança de ordem e o jejum (Parte 7)” para aprofundar seu entendimento:
Alimentando o Homem Espiritual: Crescimento e Transformação
Então, agora nessa vida que vivemos na carne (no corpo) devemos nos devotar a alimentar à nova maneira para o homem espiritual que estamos sendo transformados e para que cresçamos (Ef 4:12-16). Isso resultará em vida para todo o nosso ser, corpo, alma e espírito (1Ts 5:23). Enquanto a carne será mortificada, pois a natureza que é mais bem tratada que estará produzindo seus frutos segundo sua espécie. E se Jesus de fato habita em nós pelo seu Espírito (Jo 14:16-23; Rm 8:9-11), isso será feito gradativamente, pois ele estará conosco até a consumação dos séculos conforme nos prometeu (Mt 28:20).
Obediência em Espírito: O Foco nas Coisas do Alto
Portanto, não se pode tirar um pedaço ou parte daquilo que é perfeito e incorruptível e remendar o que é fraco e corruptível, ou seja, a perfeita obediência e a mortificação da carne pela abstinência das suas práticas só pelo Espírito (Cristo em nós Cl 1:27), pois só Ele foi obediente até a morte (Fp 2:8). Pelo contrário, o apóstolo Paulo pelo Espírito Santo nos recomenda:
”Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, dediquem‑se às coisas que são do alto, onde Cristo está, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, não nas coisas da terra. Pois vocês morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestos com ele em glória. Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Agora, porém, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, calúnia e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês já se despiram do velho homem com as suas práticas e se vestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento à imagem do seu Criador. Nesta nova vida, não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.“ Colossenses 3:1-11 NVI
O Segredo da Edificação: Conhecimento e Alimento Espiritual
O conselho é manter o foco nas coisas eternas e celestiais e conhecer cada vez mais a Jesus Cristo que é a nossa vida, o pão do céu e assim, será produzido o fruto do Espírito e seus dons para a edificação pessoal e coletiva do corpo de Cristo que é a igreja. Ou seja, o segredo não é fazer uso dos rudimentos e coisas terrenas ou abster-se de alimentos físicos, mas alimentar o novo ser que somos em Cristo Jesus.
Verdadeiro Jejum: Abstinência das Obras da Carne
Pois apenas ele foi capaz de vencer o pecado e esse é o verdadeiro jejum (abstinência) das coisas (obras) da carne ou ato de satisfazer esses desejos e isso que traz a ira de Deus, conforme Ef 2:3. Quem venceu essa batalha senão Jesus pelo poder do Espírito? (Hb 9:14). Essa prática de abstinência é antiga entre o povo judeu, mas não mudou o coração deles.
A Vontade Divina Revelada: Misericórdia e Compaixão
E quando Jesus veio para o seu povo continuou citando os antigos profetas que testemunharam acerca da vontade de Deus em Mt 9:13 e 12:7 sobre Os 6:6 também sobre os mesmos preceitos como Zacarias e Isaías, respectivamente:
- ”perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: ― Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já estamos fazendo há tantos anos? ― Pergunte a todo o povo da terra e aos sacerdotes: “Quando vocês jejuaram e choraram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram? E, quando comiam e bebiam, não era para vocês mesmos que o faziam? ― Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o necessitado. Não tramem maldades uns contra os outros no coração”. ― Eles, porém, recusaram‑se a dar atenção; teimosamente, viraram as costas e taparam os ouvidos. Endureceram o coração feito pedra e não ouviram a lei e as palavras que o Senhor dos Exércitos enviou, pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso, o Senhor dos Exércitos irou‑se muito.“ 7:3, 5-6, 9-12 NVI
- “Porque eles pretendem dar uma aparência de piedade, de religiosidade! Vêm todos os dias ao templo e quem os vê parece que estão deleitados a ouvir a leitura das minhas leis, como se quisessem sinceramente obedecer-lhes, como se não desprezassem, de forma alguma, os mandamentos do seu Deus! Julgar-se-ia até que estão ansiosos por cumprir corretamente os preceitos da justiça e até parecem ter vontade de se aproximar de Deus! ‘Jejuámos na tua presença!’, dizem. ‘Porque é que não ficaste impressionado com isso? Porque não reparaste nos nossos sacrifícios? Porque é que não quiseste ouvir as nossas orações? Fizemos tanta penitência e não te deste conta de nada!’ A razão está em que, no dia do vosso jejum, correm atrás dos vossos próprios desejos e negócios, e continuam também a oprimir os vossos trabalhadores. É que jejuais entre rixas e contendas, disputando entre vós, guerreando brutalmente uns contra os outros. Essa espécie de jejuns não tem qualquer efeito comigo, pois assim a vossa voz não se fará ouvir nos céus. Alguma vez eu quero que vocês façam esse tipo de penitências e se inclinem até ao chão como juncos batidos pelo vento, ou que se vistam de saco e se cubram de cinza? É a isso que vocês chamam jejum e dia agradável ao Senhor? Não! A espécie de jejum que eu quero é esta: libertem os que foram presos injustamente e também o jugo que transportam; libertem os oprimidos e quebrem toda a espécie de opressão. Quero que partilhem a vossa comida com os que têm fome e que sejam hospitaleiros para com os que vivem desprotegidos, pobres e desamparados. Que deem roupa aos que têm frio e que não se escondam daqueles que, sendo até vossos familiares, precisam da vossa ajuda. Se fizerem estas coisas, Deus fará brilhar sobre vocês a luz da sua própria glória! Dar-vos-á saúde; a vossa vida com Deus será a força do vosso progresso; a vossa justiça tornar-se-á o vosso escudo de proteção e a glória do Senhor vos protegerá à retaguarda! Então, quando chamarem, o Senhor responderá. ‘Sim! Estou aqui!’, será a sua rápida resposta. Tudo o que precisam de fazer é deixar de oprimir o fraco, abandonar a falsidade, não fazer falsas acusações, nem espalhar mentiras! Deem de comer ao faminto! Ajudem os necessitados e aflitos! Então a vossa luz brilhará nas trevas e a escuridão à vossa volta será como a brilhante claridade do dia. O Senhor vos guiará continuamente e vos encherá de toda a sorte de coisas boas, dando-vos bem-estar e saúde. Serão como um viçoso jardim bem regado com frescas águas; serão como uma fonte jorrando continuamente água abundante.” 58:2-11 OL