A Revelação do Filho para os seus (Parte 1)
- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Nada na bíblia está desconexo. Mas o que realmente seres superiores em força e poder (2Pe 2:11) poderiam ansiar conhecer mais profundamente que ainda não soubessem? O plano da redenção do Todo Poderoso que transformou meras criaturas insignificantes em filhos do Deus Altíssimo.
Vamos entender melhor.
O apóstolo Pedro segue explicando que não foi por meio de coisas perecíveis ou já existentes e que consideramos preciosas neste mundo, que fomos resgatados da inutilidade da nossa conduta herdada (dos pais), ver 1Pe 1:18, ou seja, todos os seres humanos receberam essa herança, porque todos descendem, naturalmente de Adão e Eva.
“Mas com o precioso sangue como de cordeiro sem defeito e sem mancha, Cristo, conhecido previamente por um lado antes da fundação do mundo, sendo manifestado por outro lado no fim dos tempos por causa de vós, os que por meio dele sois crentes em Deus que levantou a ele dos mortos e deu a ele glória, para a fé e a esperança vossa estarem em Deus.”
v.19-21 NTG
Então, o que ele está dizendo é que Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29), já era conhecido por Deus e ele mesmo inspirou os homens no Antigo Testamento, através do Seu Espírito (Ap 19:10, alínea última) para escrever essas coisas, cada um no seu próprio tempo, mas a manifestação era para o fim dos tempos, o tempo que Cristo foi revelado como descrito nas escrituras, de forma figurada ou oculta do entendimento humano e que foram reveladas agora pelo novo nascimento, veja Cl 1:26-27. Assim, Pedro escreve pelo Espírito:
“Buscando saber para quais ou que tipo de tempo apontava o Espírito de Cristo testemunhando neles de antemão os sofrimentos para o Cristo e a glória de depois destas coisas”
v.11
E quem deu testemunho sobre essa manifestação foi João Batista que diz que depois dele, com essas palavras:
“Este é acerca de quem eu disse: “Após mim vem um homem que superior a mim veio a ser, porque primeiro do que eu era. E eu não conhecia a ele, mas para que fosse manifestado a Israel, por causa disto eu vim batizando com água. E João testemunhou dizendo: vi o Espírito descendo como pomba do céu e permaneceu sobre ele. E eu não conhecia a ele, mas o que enviou a mim a batizar aquele com água, disse a mim: “Sobre quem vires o Espírito descendo e permanecendo sobre ele, este é o que batiza com o Espírito Santo. Eu vi, e testemunhei que este é o Filho de Deus.“
João 1:30-34 NTG
(…)