A Revelação do Filho para os seus (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
João Batista veio para testificar da verdadeira luz (Jo 1:6-9), chamado Jesus. E no verso 32 ele revela que, até então o Espírito Santo não permanecia em nenhum homem, significa que não havia repouso para “a pomba”, mas no Filho ela achou lugar para ficar. Poderia ser qualquer ave, mas era pra mostrar a substância que se encaixaria à sua sombra (Antigo Testamento). Isso fala do descanso eterno, conforme descrito em Hebreus 3 e 4.
Foi assim que o Cordeiro foi revelado e quem deu testemunho no céu foi o Espírito Santo (forma corpórea de pomba) e a voz do céu que disse: “Tu és meu Filho amado em ti me agrado” Lucas 3:22. O apóstolo João que registrou as palavras de João Batista também fala sobre o testemunho verdadeiro de Deus acerca dessas coisas em 1Jo 5.
Em Hebreus está escrito como testemunho também do que está nos salmos e profetas, no primeiro capítulo. Vejamos alguns versículos chaves:
“O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles. Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?”
Hebreus 1:3-5
Essas palavras estão contidas em Sl 2:7; 2Sm 7:14 e 1Cr 17:13. Mais uma vez a sombra sendo alinhada à sua substância, pela luz que torna visíveis todas as coisas (Ef 5:13). O que está sendo dito nesses versículos supracitados está em concordância com o que foi exposto por todos que citamos até aqui sobre esse mesmo assunto, e, ainda:
“Nós lhes anunciamos as boas novas: o que Deus prometeu a nossos antepassados ele cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: ‘Tu és meu filho; eu hoje te gerei’.”
Atos 13:32-33
Assim, “Tu és meu Filho;” foi o testemunho dado por Deus no batismo nas águas do rio Jordão e no monte da transfiguração diante dos três discípulos de Cristo que viram a Lei (Moisés) e os profetas (Elias) dando testemunho do Filho de Deus. E a segunda parte “eu hoje te gerei” é a semente incorruptível que morreu e germinou dando muitos frutos segundo a sua espécie (Jo 12:24 e Hb 2:10-14). Cristo era (e É) Espírito, não tinha apenas o fôlego de vida e isso ficou evidente na sua morte física, na cruz:
(…)