Batismo pelos mortos? (Parte 5)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
- “Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” 1 Coríntios 15:51-52 NVI
- “Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.” Hebreus 11:40 NVI
- “De fato, há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.” Lucas 13:30 NVI
Em outras palavras, todos que receberam a dádiva da salvação ou a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, receberão no mesmo momento o corpo glorioso que tanto aguardamos e por último, mas não menos importante aqueles que tiveram que pagar para vê, na chamada primeira ressurreição para as almas dos decapitados e martirizados na grande tribulação. Lembram de Tomé? Falaremos mais sobre esse aspecto em outra oportunidade.
Os espíritos ou justos aperfeiçoados já estavam na morada celestial conforme está escrito em Hb 12:23. O que precisamos entender é que Jesus, o Primogênito entre os muitos irmãos significa exatamente isso, o primeiro da nova criação, aquele que deu origem a uma nova raça de seres que nasceram primeiramente aqui, neste mundo, como seres humanos, nascidos de mulher, mas receberam pela fé no Filho de Deus o poder de serem feitos filhos como ele é (Jo 1:12-13; 1Jo 3:1, 4:17).
Jesus, o Deus conosco veio dar gratuitamente a salvação aos pecadores que creem em seu Nome, pois ele é o único caminho que conduz ao Pai, ou seja, filhos; e como Deus é Espírito, é necessário que os seus filhos legítimos, também sejam. Por isso, o nascer do Espírito e da água, esta é a Palavra, pois é o instrumento (a verdade que liberta, mostrando o que não está de acordo com o padrão de Deus e gerando fé), que Deus, o Espírito Santo usa para conduzir o pecador à Salvação (Jesus) e daí, inicia-se o processo que chamamos redenção (explicado acima) e esta será concluída com a transformação do corpo.
Porém, esse corpo não pode herdar o Reino de Deus (1Co 15:50), porque é mortal e cuja matéria é corrompida. É sobre essa transformação que o Apóstolo está tratando nesse capítulo em questão, sobre o que virá com a ressurreição.
A obra de Cristo Jesus foi tão perfeita e completa que além do perdão dos pecados, um novo corpo nos proveu, de uma matéria que nunca perecerá, porque vem da própria Vida. E por Jesus ter nascido neste mundo, da mesma forma que os seres humanos, ou seja, de mulher e em corpo físico. Ele pôde nos dar com legitimidade, esse presente celestial, o Espírito, o novo nascido que envolverá completamente a alma.
Isso é a redenção; é para vivermos aqui nesse mundo e nos céus, pois estaremos com Cristo para sempre onde quer que ele esteja. Essa é em suma, a ressurreição que será manifesta na realidade para todos os que creem.