De onde era o batismo de João?

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? Respondeu Jesus: “Eu também farei uma pergunta. Se vocês me responderem , eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Mateus 21:23-25
A resposta à pergunta deles estava na pergunta que o nosso Senhor retrucou a eles. Pois, embora João não fosse o Messias, ele era um profeta enviado por Deus para preparar o caminho adiante do Ungido de Deus, segundo as escrituras previram e ainda assim, eles não enxergavam. João mesmo deu testemunho acerca disso (Mc 1:7-8 e Jo 1:29-34). E ele também disse em outra ocasião acerca do Cristo conforme Jo 3:28-34.
Como o batismo de João poderia ser do céu se o próprio João disse que batizava em água, mas depois dele viria alguém de quem ele não era digno de desatar as correias da sandália? Em outras palavras, ele disse: “Não chego aos seus pés”. Eis a questão da natureza física para a espiritual, aquele que é do céu é superior ao terreno: “Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.” (Mt 11:11). Em At 13:24-25 o apóstolo Paulo também testifica.
Porém, a autoridade sob a qual vinha fazendo era de Deus que o enviou exatamente com essa finalidade (Is 40:3; Ml 3:1). Nem mesmo isso, aqueles homens compreendiam e já haviam enviado alguns dentre eles para interrogar João Batista acerca dele mesmo (Jo 1:19-22) e também quanto a autoridade para ministrar o batismo (v.24-25). Mas como os fariseus e mestres da Lei, viviam de aparência, mas não por fé em Deus, como bem disse o Senhor: “Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?” Jo 5:44. E nem mesmo criam no que o próprio Moisés escreveu acerca do Messias Jo 5:46-47.
Então, eles tiveram medo da reação do povo que cria em João Batista, pois ele falava a verdade e tinha autoridade do Espírito Santo para o exercício do seu chamado, ou seja, preparar a terra para receber a boa semente do Reino de Deus que viria após ele. Por isso, eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E ele lhes disse: “Tampouco direi com que autoridade estou fazendo estas coisas” (v.27). Essas palavras estão em Mateus 21 e estão conectadas à parábola dos dois filhos que o Senhor contou logo em seguida para ilustrar aquela realidade de que todos os homens foram criados por Deus e aqueles que se arrependerem de viver uma vida dissoluta nesse mundo e se voltarem para Deus, Ele mesmo proveu a Salvação tanto para judeus quanto para gentios, pois o plano é salvar os seres humanos que haviam se perdido sob a sedução de Satanás.
Veja, o que ele diz no v.32: “Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele.” (Mt 21:32) O que ele estava dizendo? O caminho da justiça, a forma como Deus tornaria o homem justo diante d’Ele pela fé e não por suas obras mortas, da Lei, conforme Rm 9:30-33;10:1-4; Gl 3:7-14.
E o Caminho, a Verdade e a Vida estava bem ali, diante deles e ainda assim, eles não criam, e não faltou sinais e maravilhas, milagres extraordinários! Ora, do que adiantaria um batismo nas águas que lavaria o exterior do vaso, mas o interior permaneceria sujo, temos essa clareza nas palavras de Jesus acerca do cuidado dos religiosos com suas cerimônias de auto purificação (Mt 15:1-3,8-20), e esses homens tinham tanto cuidado com as suas tradições religiosas, mas seu interior era cheio de podridão e coisas do gênero (Mt 23:13,15,24-28), pois seu interior estava em trevas e quem está nas trevas não sabe para onde está indo (Jo 12:35). Por isso, João Batista disse:
“No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel”. Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus””
João 1:29-34
Então, essa é toda explicação, João Batista veio fazendo seu ofício que era o batismo nas águas até que se cumprisse o que Deus disse a respeito do seu Filho, o Cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo, revelado nas águas pelo testemunho do Espírito Santo em forma corpórea de pomba e a voz do céu que dizia: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado” (Lc 3:22). Esse foi o batismo que tipifica o dilúvio que “limpou” a terra da corrupção dos homens, no qual foram salvos da morte física apenas oito pessoas e sobre isso está escrito em 1Pe 3:20-22.
Portanto, esse é o motivo da aparição do Espírito Santo naquela forma específica, a pomba 🕊️ que não voltou para Noé (descanso, significado do nome), mas voltou para Jesus, o verdadeiro descanso das almas (Mt 11:28-30 e Hb 4:1-10). Aquele momento representava o início do fim da era dos físicos e a transição para a nova, do Espírito (Mt 11:13).
E, novamente o Espírito Santo deu testemunho em Pentecostes, dessa vez em sua forma definitiva e eterna. Sobre essa nova dispensação, outro João dá testemunho, o discípulo amado do Senhor. Se atentarmos para 1Jo 5:5b veremos que é equivalente ao testemunho de João Batista descrito em Jo 1:34 e, que o v.6 está testificando de Jo 1:29,31; porque assim Jesus foi revelado em Israel para o mundo, nas águas do seu batismo físico (v.31) que precedeu sua morte física, com seu sangue derramado na cruz, o Cordeiro de Deus imolado (v.29); isso foi testificado por duas testemunhas aqui na terra como o próprio Senhor Jesus disse em Jo 5:31-39 e em 1Jo 5:6-12 o seu discípulo confirmou.
Que nós também, sejamos testemunhas dessas verdades em nossas vidas para que o Espírito Santo testifique delas em nós, de forma pessoal. Aleluia!