Sobre o Espírito nascido aqui no mundo (O novo Espírito) [Parte 5]

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Visualize o sinal da Cruz, a obra de Cristo em nós (1Co 12:13), conforme Jesus disse no verso acima de Jo 17:23: “Eu neles e tu em mim”.
- ”Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu, o Filho do homem.“ João 3:13 NVI
- ”Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai“ João 16:28 NVI
O Espírito de Cristo em Nós
O Espírito que nos foi dado procede do Pai e é o próprio Cristo em nós (Cl 1:27), que repartiu conosco sua glória e que é selado pelo Espírito Santo que é o penhor da glória (Ef 1:14).
Movimentos, horizontal (o sopro do Filho do homem, Jesus dando seu Espírito, Jo 20:22) e vertical (o selo do Espírito Santo, o Pai Jo 6:27), onde o ponto de convergência (a parte oca ou ventre, interior) no homem que creu no Nome de Jesus, torna-se nova criação.
Por isso, está escrito:
“porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:14-16 NVI
Esse é o nosso espírito recebido de Deus por Jesus Cristo o nosso Senhor, de quem somos frutos: “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao coração de vocês, e ele clama: “Aba, Pai”.” (Gl 4:6 NVI). O homem oculto no coração.
Um Só Corpo, Um Só Espírito
O mesmo Apóstolo diz que, “Há um só corpo, e um só Espírito” (Ef 4:4a). O corpo de Cristo formado por muitos membros, mas um único Espírito (1Co 12:12). Assim, ainda que sejamos muitos, em cada um de nós Cristo vive, porque recebemos do Seu Espírito.
Porque ele é o Filho do Homem (Adão) em sua parte natural e Filho de Deus, Espírito (Lc 3:38 NVI e NTG), as duas naturezas distintas no homem. Estamos falando do Espírito do Deus vivo, o Espírito eterno, não de morte. O Filho Amado de Deus. Nas palavras de Jesus:
“— Pai, a minha vontade é que, onde eu estou, também estejam comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.” João 17:24 NAA
As Duas Naturezas de Cristo
Por ter as duas naturezas distintas Jesus disse que a carne era fraca, mas o Espírito estava pronto (Mt 26:41b) e foi por isso que ele não retrocedeu embora soubesse exatamente como seria a sua morte, como ele mesmo disse pouco antes:
“— Vocês sabem que, daqui a dois dias, será celebrada a Páscoa, e o Filho do Homem será entregue para ser crucificado.” Mateus 26:2 NAA
[CONTINUA na PARTE 6]