Dele é a primazia (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Então, a primeira menção da palavra primogênito, como dito, está em Gn 4:4, porém, no plural dando ideia de ofertas, mostrando as figuras do único Cordeiro perfeito que o próprio Deus proveria no tempo futuro, de uma vez por todas (Hb 9:12,26; 10:12). Certo é que Abel ofereceu a Deus sem hesitar, numa clara demonstração de fé, como está escrito:
“Foi a fé que inspirou Abel a oferecer a Deus um sacrifício mais agradável do que o de Caim. Aceitando a sua oferta, Deus mostrou a Abel que era declarado justo. Ainda que já esteja morto, Abel continua a falar-nos.”
Hebreus 11:4 OL
Assim, temos outro caso semelhante em Abraão, descrito em Gn 22:8, cuja palavra para proverá é de uma raiz primitiva de ver, literal ou figurado e prestar atenção e que por isso, se agradou, pois Deus vê a intenção do coração. Abel recebeu inspiração pela fé. Ora, está escrito que “Deus atentou para Abel e sua oferta” ou prestou atenção, mesmo significado para o de Abraão e, em ambos os casos , viu fé e eles foram justificados. Tendo Abraão “figuradamente recebido Isaque de volta dos mortos” (Hb 11:19b).
Pois o cordeiro foi providenciado por Deus em seu lugar, ou seja, Deus viu o cordeiro com antecedência. Isso pode nos mostrar o padrão de atuação de Deus mediante sua presciência. Portanto, o cordeiro oferecido por Abel e que agradou a Deus é uma prefigura daquele que estava por vir para ser o substituto perfeito da humanidade para aqueles que o receberem pela fé.
“Mas quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei,”
Gálatas 4:4
E ainda, “de quem não está escrito o nome dele no livro da vida do Cordeiro morto desde a fundação do mundo”.
Apocalipse 13:8 NTG (grego)
E quanto ao primogênito o grego traz: “E outra vez quando introduz o primogênito no mundo, diz: E adorem a ele todos os anjos de Deus” (Hb 1:6; Lc 2:13-14). Logo, dessa vez, eis a verdadeira substância (Cl 2:17), a exata expressão de Deus (Hb 1:3), a realidade do que outrora prefigurou no mundo; não houve a adoração dos anjos.
Louvado seja Deus e nosso Senhor Jesus Cristo e o divino Espírito Santo. Amém.