A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 5)

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Bem-vindos à quinta parte do estudo sobre A Fraqueza da Carne e o Poder do Espírito. Nesta jornada, exploraremos a complexa relação entre a natureza humana e o Espírito de Cristo, através das escrituras de Isaías 53 e Romanos 8:3.
Então, vamos mergulhar no plano de Deus para a salvação, analisando o sofrimento, a justificação e a intercessão de Jesus Cristo. Desvendaremos como a fraqueza da carne se manifestou em sua humanidade, e como o poder do Espírito o capacitou a cumprir o propósito divino.
Além disso, faremos uma análise comparativa de diferentes versões bíblicas de Romanos 8:3, para compreendermos a profundidade do sacrifício de Cristo e a solução para a natureza humana pecaminosa.
Portanto, prepare-se para um estudo bíblico transformador, que transcende religiões, teologias e doutrinas, e nos leva a um encontro genuíno com o Deus vivo, a pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Continue no estudo bíblico “A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 5)” para aprofundar seu entendimento:
O Plano Divino em Isaías 53: Sofrimento, Justificação e Intercessão
“Foi sepultado como um criminoso; puseram-no no túmulo de um rico. A verdade é que ele nunca cometeu pecado e nunca enganou ninguém. Contudo, foi o bom plano do Senhor que ele fosse moído e cheio de aflições. Mas quando a sua alma for oferecida por expiação do pecado, então terá uma multidão de filhos, uma posteridade imensa. Tornará a viver e os planos do Senhor hão de prosperar nas suas mãos. “E quando vir que tudo isso foi realizado através da angústia da sua alma, verá a luz e ficará satisfeito. Por causa de tudo por que passou, o meu Servo justo fará com que muitos sejam considerados justos perante Deus, visto que levará todos os seus pecados. Por isso, lhe darei as honras de quem é grande e poderoso, pois derramou a sua alma, indo até à morte. Ele foi contado entre os transgressores, carregou os pecados de muitos e intercedeu junto de Deus pelos pecadores.” Isaías 53:9-12 OL
Logo, isso mostra que, na parte natural de Jesus ele era tão humano quanto cada um de nós; o que ele demonstrou na luta entre as duas naturezas, foi que o seu ser espiritual quem conduziu a sua vida (alma) nesse mundo. Como ele mesmo ensinou para negar-se a si mesmo e carregar cada um a sua cruz (Mt 16:24), este é o corpo que para Deus já está morto por causa do pecado (Rm 8:10) e não herdará o Reino de Deus, pois é perecível (1Co 15:50). Então, vejamos o que está escrito sobre essa parte humana de Cristo:
Romanos 8:3 e a Fraqueza da Carne: Análise Comparativa das Versões
“Pois o impossível da Lei no que era FRACA por meio da carne, Deus enviando o seu próprio Filho em SEMELHANÇA de carne de pecado e a respeito do pecado condenou o pecado na carne” Romanos 8:3 NTG
Então, vamos comparar as versões do versículo em questão para entender melhor que quanto à natureza humana herdada de sua mãe descendente de Adão, o primeiro homem (vê a genealogia de Jesus em Lc 3:38 especialmente nas versões NVI, NOVO TESTAMENTO NO GREGO e algumas outras que trazem uma vírgula separando Adão de “filho de Deus”) Jesus não diferia de nenhum homem e sua força vinha do Espírito:
A Lei e a Natureza Humana: Impossibilidade e a Solução Divina
- “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,” ARA;
- “Porque aquilo que a lei era incapaz de fazer, visto que estava enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando o seu próprio Filho, em semelhança à carne pecaminosa, como oferta pelo pecado. Assim, condenou o pecado na carne,” NVI (Ou “homem pecador, pelo pecado” nota da versão);
- “A lei não era capaz de nos salvar por causa da fraqueza de nossa natureza humana, por isso Deus fez o que a lei era incapaz de fazer ao enviar seu Filho na semelhança de nossa natureza humana pecaminosa e apresentá-lo como sacrifício por nosso pecado. Com isso, declarou o fim do domínio do pecado sobre nós,” NVT;
- “A lei não tinha poder, porque tinha sido enfraquecida pela nossa condição humana e pecadora. Mas Deus fez o que a lei não podia fazer. Ele enviou o seu próprio Filho para a terra com um corpo como o nosso, que é humano e pecador. Deus o enviou como sacrifício pelo pecado e assim, por meio desse corpo humano, condenou o pecado.” VFL;
- “Na verdade, como a Lei mosaica nada podia fazer devido à fraqueza da nossa natureza, Deus, mandando o seu próprio Filho com um corpo semelhante ao dum ser humano pecador, destruiu o poder que o pecado tem sobre as nossas vidas.” OL;
- “Deus fez o que a lei não pôde fazer porque a natureza humana era fraca. Deus condenou o pecado na natureza humana, enviando o seu próprio Filho, que veio na forma da nossa natureza pecaminosa a fim de acabar com o pecado.” NTLH;
[CONTINUA: A fraqueza da carne e o poder do Espírito (Parte 6)]