Desvendando a Parábola do Semeador (Parte 2)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia offline de estudos em Android: MyBible
- Bíblia online, via aplicativo ou site: YouVersion (Android, IOS)
Continuando nossa jornada pela Parábola do Semeador, chegamos ao primeiro tipo de solo que Jesus descreve: a beira do caminho. Essa não é apenas uma imagem agrícola; é uma profunda revelação sobre o primeiro e mais imediato obstáculo que a Palavra de Deus encontra ao ser semeada. A primeira batalha pela Palavra de Deus não acontece no campo da perseguição ou das tribulações, mas no campo do entendimento. É ali, “à beira do caminho”, que a semente encontra seu primeiro grande adversário.
Assim, neste estudo, vamos decifrar o que Jesus quis dizer com este solo, quem são as “aves” que roubam a semente e como o maligno age para arrancar a mensagem antes mesmo que ela possa germinar. Compreender este solo é crucial, pois, como o próprio Cristo nos alertou, sem entender esta parábola, como poderemos compreender todas as outras? Examinemos as Escrituras para descobrir por que essa primeira semente se perde e o que isso revela sobre a condição espiritual de quem a ouve.
O Significado da Semente à Beira do Caminho
- “Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.” Mateus 13:4 NVI
- “Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?” Marcos 4:13 NVI
- “Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus. ” Lucas 8:11 NVI
- “Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador: Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho.” Mateus 13:18,19 NVI
- “para que não creiam e não sejam salvos” Lucas 8:12b NVI
Por que o Maligno Arranca a Palavra do Coração?
Esse é o caso da pessoa (alma) que quase recebeu como o exemplo do rei Agripa que ouvia o discurso de Paulo, quando Festo o interrompeu em alta voz dizendo que ele estava louco! (Atos 26:24). Ora, para que o Maligno arranque a semente semeada no coração (como um tipo de solo próprio), é porque ali naquela casa, habita espírito das trevas sob o comando do seu líder (Ef 2:2), pois o coração é a referência ao lugar mais profundo do ser humano. Como dizem no mundo, “O coração humano é terra que ninguém pisa”. Será?
“― O semeador saiu a semear. Enquanto ele semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada, e as aves do céu a comeram.” Lucas 8:5 NVI
Eis o que diz a palavra, a Verdade, que revela mais uma sutileza do engano muito bem engendrado pelo espírito do mundo, para fazer parecer que o homem pode reter alguma coisa em si mesmo; ou pelo menos o espírito do homem que nele está. Vejamos:
O espírito do mundo vs. o Espírito de Deus
Segundo a carta do apóstolo Paulo 1Co 2:11a: “Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele.” (NTLH). Sendo assim, o espírito humano ou do homem que nele está, ou procede do mundo ou de Deus, não tem um meio termo.
“Deus deu-nos o seu Espírito, e não o espírito característico deste mundo, para nos revelar as dádivas que ele graciosamente nos concede.” v.12 OL
Em outras palavras, Jesus está dizendo que o Maligno (espírito do mundo), arranca, porque não procede dele, que é trevas, pelo contrário, procede da verdadeira luz. No evangelho de Marcos e Lucas Jesus cita o responsável por tirar essa semente de luz, Satanás (4:15), o Diabo (8:12), respectivamente. Porque ele é o chefe dos demais (Mt 12:24; Jo 14:30; 2Co 4:4; Ef 2:2) que atuam nesse mundo, a antiga serpente (Ap 12:9).
Perto, Mas Fora do Caminho: O Domínio do Maligno
Por isso, a pessoa não entende e aquilo não passa de loucura para ela (1Co 2:14), como alegou Festo, confirmando o que está escrito em 1Co 1:18-23. E por isso, Jesus disse que a semente caiu à beira do caminho, a pessoa está perto de entender, mas como não está no Caminho, não está dentro do Reino de Deus e o senhor daquela alma lutará para ela não entrar de muitas formas.
Perceba como no caso de Agripa, uma interrupção enérgica, uma distração foi o suficiente para o maligno mostrar que por meio da arrogância, da posição social, aquela casa (o corpo humano) tinha um dono ou senhor ao qual aquela alma estava sujeita e lhe “dava” o que ela desejava para estar sempre cheia, inchada em troca da sua devoção, afinal, o servo não está acima do seu senhor (Mt 10:24) e ele não se deixou persuadir pelas palavras de vida eterna e não foi salvo, naquele momento (At 26:28,29).
Só existe um caminho para o Pai que é Deus e sua habitação celestial, e este é Jesus, o Filho (Jo 14:6), pois no mundo há muitos espíritos e muitos senhores e deuses ou ídolos, mas há apenas um único Espírito doador de vida que é o Espírito de Deus (1Co 8:4-6; 12:4-13). As pessoas do mundo que ainda estão fora do Reino de Deus (Mc 4:11), estão nas trevas sob o controle do Maligno (1Jo 5:19 NVT), sob o poder de Satanás (At 26:18), de muitas maneiras diferentes. Sendo assim, como poderão produzir coisas boas? (Mt 12:34-35) se não tem o primordial?
Do Solo Infértil da Natureza Humana ao Novo Coração
“Eu morri e assim o mandamento que deveria levar-me à vida levou-me à morte. Com efeito, o pecado que se aproveitou da ocasião que lhe vinha do mandamento, enganou-me e deu-me a morte. De facto, a lei é santa e o mandamento é igualmente santo, justo e bom. Então aquilo que é bom foi morte para mim? De modo nenhum. Mas o pecado, mostrando bem que é pecado, provocou-me a morte servindo-se do bem. Desse modo, por meio do mandamento, o pecado tornou-se muito mais forte do que antes.” Romanos 7:10-13 BPT09DC
Então, é o mesmo que está falando nas Escrituras por meio de Paulo e que procede de Cristo e continua falando do Espírito, o único meio de entrar em seu Reino e produzir os frutos dignos dele (Mt 21:43) que é a base do novo coração, o novo ser, a nova criação. Lembrando que naquela época que Jesus estava em seu corpo físico não havia dado o Espírito ainda (Jo 7:39). Porém, ainda estamos no corpo da carne pecaminosa, conforme o capítulo 7 de Romanos.
O apóstolo Paulo está sondando pelo Espírito (Cristo nele, Gl 2:20), a sua porção adâmica, sua natureza humana, com relação ao pecado semeado desde o início (Gênesis) e elucidando para nós o que a terra amaldiçoada produz, plantas inúteis (Gn 3:17,18). Por isso que as pessoas sem Cristo Jesus estão mortas em suas transgressões e pecados (Ef 2:1-3). E é necessário substitui-la pela boa terra ouvindo a palavra até a fé vir por esse ouvir e ter o suficiente para receber a dádiva de um bom coração procedente da justiça de Deus em favor dos homens.
[CONTINUA na PARTE 3]
