Desvendando a parábola do semeador (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Semente em Terreno Pedregoso e a Reação à Tribulação
“Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.” (v. 20-21)
No evangelho de Marcos diz que são as pessoas que recebem a mensagem da salvação, como no v.12: “a fim de que, ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!” Porque a base de operação do Maligno é a condenação aos cristãos e ele usa a Lei Santa de Deus para isso, após a tentação; assim como foi no princípio que a antiga serpente usou o mandamento santo de Deus que era para a vida, distorcendo-o para conduzi-los à morte pela prática das obras procedentes da natureza humana corrompida pela semente do mal no cerne da carne:
“Eu morri e assim o mandamento que deveria levar-me à vida levou-me à morte. Com efeito, o pecado que se aproveitou da ocasião que lhe vinha do mandamento, enganou-me e deu-me a morte. De facto, a lei é santa e o mandamento é igualmente santo, justo e bom. Então aquilo que é bom foi morte para mim? De modo nenhum. Mas o pecado, mostrando bem que é pecado, provocou-me a morte servindo-se do bem. Desse modo, por meio do mandamento, o pecado tornou-se muito mais forte do que antes.” ROMANOS 7:10-13 BPT09DC
A Natureza Humana e o Pecado Segundo Paulo
O apóstolo Paulo está sondando pelo seu Espírito (Cristo nele, Gl 2:20), a sua porção adâmica, sua natureza humana, com relação ao pecado desde o início.
Então, veja que o Senhor diz que nesse caso, não tem raiz em si mesmo, e a perseguição por causa da palavra que caiu ali, naquele coração vai trazer escândalo, incredulidade e coisas contrárias, para desviar, então ou é aproveitada para que produza mais e mais da sua espécie com ajuda do Espírito Santo se o desejo é sincero ou é arrancada, porque é estranha àquele lugar e a quem está ali. Então, ele continua falando do Espírito que é em quem temos o novo coração, ou seja, o novo ser, a nova criação que somos em união com Cristo Jesus (1Co 6:17). Como ele disse em outra ocasião: “Eu digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.” (Jo 6:53). Vida em si mesmo é o próprio Espírito, Aquele que dá vida:
O Espírito que Dá Vida e o Reino de Deus
“É o Espírito que dá vida; o corpo não pode fazer isso. As palavras que eu disse são espírito e portanto dão vida.” João 6:63 VFL
Vida e luz geram conforme sua espécie, assim como trevas e morte, também. Jesus estava falando de princípios que impedem que as pessoas recebam o Reino de Deus em seus corações. Veja como está escrito em Lucas a mesma parábola: “para que não creiam e não sejam salvos” (v. 12b). A respeito da que caiu à beira do caminho. Pois a salvação é o princípio, o novo nascimento, é o recebimento do Espírito a única maneira de entrar no Reino Celestial e também a porta, pois lá ninguém pode entrar por outro lugar e nenhum invasor.
A Semente Sufocada Pelas Preocupações Mundanas
“Outras ainda, como a semente lançada entre os espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações dessa vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a INFRUTÍFERA” v. 18-19, Marcos
[CONTINUA na PARTE 4]