Desvendando a Parábola do Semeador (Parte 5)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia offline de estudos em Android: MyBible
- Bíblia online, via aplicativo ou site: YouVersion (Android, IOS)
Em nossa jornada pela Parábola do Semeador, vimos sementes perdidas pelo caminho, em solo rochoso e entre espinhos. Mas e a semente que prospera? A que cumpre seu propósito divino? Chegou o momento de desvendar o mistério da “boa terra”. Assim, após analisarmos os terrenos que sufocaram a semente, chegamos ao clímax da história: a boa terra. Este é o coração que Deus procura, aquele que não só ouve, mas acolhe, retém e, finalmente, produz uma colheita abundante. Vamos descobrir juntos como receber esse coração, como ele é e como podemos cultivá-lo em nossa própria vida.
A Semente em Boa Terra: O Coração que Produz Frutos
E, finalmente, a semente que foi aproveitada por quem a recebeu:
- “E a parte da semente que caiu dentro da boa terra, esses homens são aqueles homens que, em um coração honesto e bom havendo dado ouvidos à Palavra, a preservam e obedecem, e dão fruto em constante paciência.” LTT’18 Lucas 8:15 Bíblia Literal do Texto Tradicional 2018
- “Mas a semente que caiu em terra boa representa a pessoa que ouve a mensagem e a compreende. Essa pessoa cresce e produz muitos frutos, algumas vezes 30, outras 60 e outras ainda 100 vezes mais.” Mateus 13:23 VFL
- “Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um.” Marcos 4:20 NVI
O Significado de Frutificar com Perseverança
A palavra para frutificar é καρποφορεω, karpophoreo v 1 produzir fruta 2 produzir, gerar obras 3 produzir frutos de si mesmo. Percebe a diferença aqui? Produzir frutos de si mesmo (é de acordo com a sua espécie). Com perseverança, hypomonē (estabilidade, constância, tolerância, no NT a característica da pessoa que não se desvia de seu propósito e de sua lealdade e fé e devoção mesmo diante das maiores provações e sofrimentos, firmeza, ou seja, a semente atinge a sua fidelidade), e isso vem de Cristo como está escrito:
“Que o Senhor os leve a entender profundamente o amor que Deus tem por vocês e a perseverança que Cristo dá.” 2 Tessalonicenses 3:5 BLT
A Dinâmica de Compreender, Receber e Reter a Palavra
Em Mateus diz ”compreende” (syniēmi colocar como se fosse a percepção com aquilo que é percebido, ou seja, entender conceitos e ver a relação apropriada entre eles; portanto entender, compreender, perceber, colocar ou unir na mente, ser sensato, justo, piedoso); já em Mc 4:20 a ”recebem” (paradechomai receber, levantar, erguer-se, admitir, isto é, não rejeitar, aceitar, de um filho reconhecer como legítimo; Hb 12:6; vem de dechomai um verbo primário levar consigo, segurar, pegar, receber, usado para um lugar que recebe alguém, conceder acesso, não recusar relação ou amizade, receber com hospitalidade, receber na família de alguém para criá-lo ou educá-lo, de coisas oferecidas pelo falar, ensinar, instruir, receber favoravelmente, dar ouvidos a, abraçar, tornar próprio de alguém, aprovar, não rejeitar, receber, isto é, tomar sobre si mesmo, sustentar, carregar, suportar, obter, aprender; usada em Ef 6:17; Tg 1:21 ARA, DC [NBV alínea b]).
Em Lucas ”retêm” (katechō não deixar ir, deter, conter, impedir o curso ou progresso de , aquilo que impede o anticristo de manifestar-se, manter amarrado, firme, posse, conseguir a posse de, tomar, possuir; 2Ts 2:6, 7). Então, compreender, receber e reter a semente ou palavra de Deus que foi semeada ou plantada ou enxertada no coração é na sede da personalidade do ser humano, sua alma, mais especificamente na parte mais profunda, da sua consciência e não no órgão que bombeia sangue para o corpo. E à medida que ela se desenvolve em si as raizes, vai crescendo nessa salvação (1Pe 1:9; 2:2).
Tornando-se Ovelha do Bom Pastor
Em outras palavras, essas pessoas são as que ouvem o chamado da Salvação e por estarem gemendo debaixo da dura vida de escravidão do pecado, aceitam com gratidão, prestam atenção às verdadeiras riquezas que devem ser guardadas nesse bom coração, como uma terra seca, sedenta por chuva (Hb 6:7-8). Se tornam ovelhas do bom pastor que é Jesus (Jo 10:10-11) e passam à segui-lo de boa vontade.
“Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês.” 1 Pedro 2:25 NAA
A Obra do Espírito Santo no Coração Fértil
Porque essa alma recebeu aquele que o Pai enviou (Jo 13:20 NVI), o Senhor que é o Espírito (2Co 3:17-18 BLT) que a segurará firme, tomando posse dela e aceitando-a na sua família celestial, e carregando, suportando e ensinando continuamente até que esteja apta na prática da verdade ou justiça e seja toda luz, pura como o Senhor Jesus. Conectando cada parte, como o próprio significado da palavra syniēmi colocar como se fosse a percepção com aquilo que é percebido, ou seja, entender conceitos e ver a relação apropriada entre eles, unindo-os na mente até a completa compreensão da palavra, com um desejo sincero de conhecer mais a Deus e não para confrontá-lo.
O Processo da Fé: Do Novo Nascimento à Colheita
Santificação e o Exercício Constante da Fé
Isso se chama santificação pela palavra do início ao fim, ou seja, a finalidade da implantação dessa semente na alma, purificar por causa do sangue de Jesus derramado na cruz. E a perseverança é o resultado da fé sendo alimentada pelo ouvir da palavra (Rm 10:17 BLT, NBV, NVT) e seu exercício constante, conforme vai se alimentando primeiro do leite genuíno (1Pe 2:2) e depois, alimentos sólidos (Hb 5:13, 14). E o que é fé?
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê. Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível.” Hebreus 11:1, 3, 6, 27 NTLH
A Diferença Entre Ver e Crer: O Exemplo de Tomé
Lembra dos discípulos que Jesus estava lavando pela palavra? E o que está escrito em Jo 6:64 e Tomé serve como exemplo de alguém que andou com o próprio Deus encarnado e não era crente:
“E logo disse a Tomé: — Ponha aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda também a sua mão e ponha no meu lado. Não seja incrédulo, mas crente. Ao que Tomé lhe respondeu: — Senhor meu e Deus meu! Jesus lhe disse: — Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.” João 20:27-29 NAA
Até pouco antes daquele momento (v.22), nenhum deles havia recebido o Espírito porque Jesus não havia sido glorificado. Estavam na mesma condição espiritual do mundo. Mas o que diferenciou ele dos outros? Eis o motivo da parábola do semeador.
O Novo Nascimento: A Porta de Entrada para o Reino de Deus
Pois a salvação é o princípio, o novo nascimento, é o recebimento do Espírito, o que provê o bom solo ou terra boa, o bom coração e todas as boas coisas que necessitamos que são próprias da salvação (Hb 6:9; 2Pe 1:3,4 NVI); a única forma de entrar no Reino de Deus é a porta estreita, pois ali ninguém pode entrar por outro meio que não Cristo Jesus pelo recebimento do seu Espírito e nenhum invasor ou estranho entrará; a nova criação em união com Cristo Jesus (1Co 6:17; 2Co 5:17 NVT), aquele que dá vida eterna em contraste com a desse mundo (1Pe 1:22-25 NAA).
Como as Provações Fortalecem a Verdadeira Fé
E é mediante as provações da vida, que essa fé é comprovada como verdadeira e duradoura e se torna cada vez mais forte (1Pe 1:6-9). E conforme o capítulo 1 de Tiago nos mostra (v.22-25 NTLH BLT). Assim, quando recebem a palavra com genuína gratidão isso é visto como arrependimento da vida de pecados, anteriormente (Tg 1:13-16 BLT, OL, NTLH, DC) e o desejo pela salvação, a nova vida em Cristo Jesus, nosso Senhor é gerada (Tg 1:18 NAA, OL, DC). E cada semente ou palavra recebida com a devida atenção (Tg 1:2-4 BLT, NBV), com interesse genuíno está caindo no lugar certo e gerando os frutos próprios vez por vez, de fé em fé como diz a parábola e assim ela pode frutificar.
O Coração Renovado Dia a Dia no Senhor Jesus Cristo
É esse tipo de novo coração que Deus nos deu em Cristo Jesus que está sendo renovado dia a dia pela fé (2Co 4:16), através da palavra (Rm 1:16-17) e por meio do Espírito (essa união ou unidade de Espírito, o Filho e o Pai, em união com a nossa alma). Conforme vai se expandindo, vai aumentando a fé (2Co 10:15b) e todas as coisas próprias, através da perseverança até que seja tudo luz em nós; e isso será no dia da nossa redenção (1Pe 1:5; 2Pe 1:19). Essa é a farta colheita que produz a semente recepcionada de boa vontade, que caiu no bom solo, pois ela produz o que é próprio, Espírito e vida (Jo 6:63), de si mesmo.
Aplicação Prática: Como Cultivar a Boa Terra em Sua Vida
Assim se distribui as sementes de acordo com os solos ou quem as recebem na parábola do semeador, em questão, o Senhor Jesus mostra tais diferenças. Cair no e não à beira do Caminho, ou seja, reconhecer através do Evangelho que Jesus é o Senhor (receber seu Espírito) e ser salvo, Aquele que provê tudo que é preciso à nova vida. Como? Buscando entender sinceramente.
E o solo rochoso, deixar que os ouvidos sejam abertos e os olhos pela exposição constante dessa luz ou semeadura ou o regar da palavra até que as raizes cresçam e se aprofundem aumentando a capacidade de receber ou reter mesmo em meio às tentações para isso é preciso mais da boa terra; não sendo mero ouvinte, mas praticando ou exercitando o aprendizado celestial, através da contínua metanoia.
E entre os espinhos, não permitindo que as coisas desse mundo, ou seja, ansiedades, riquezas e prazeres (o hedonismo disfarçado de prosperidade), sufoquem a semente ou plantinha; fixando os olhos em Jesus o Autor e aperfeiçoador da fé e usando as armas certas que são da própria palavra de Deus para toda armadura em toda a sua estrutura (2Co 10:3-5; Ef 6:10-17 NAA).