Quais servos aguardam o banquete de casamento? (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Expectativa da Volta do Senhor e a Parábola dos Servos Vigilantes
“Estejam prontos para servir e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados.”
Lucas 12:35-38 NVI
A Noiva de Cristo: Judeus e Gentios
No devocional “Sobre a parábola das dez virgens“, falamos sobre os judeus que participarão do corpo que é a noiva de Cristo, que é formado por judeus e gentios; sabemos disso porque, além dele estar falando ao seu povo à época, ele usou figuras que nos remete ao discernimento de cada coisa. Sabemos que o povo judeu é o povo eleito de Deus com base nas Escrituras, desde o AT, mais especificamente em Gn 10:21, 11:10-32.
O Povo Eleito e o Plano de Deus
No Novo Testamento, o apóstolo Paulo faz um esboço pincelado sobre isso em praticamente todas as suas cartas, citando um pouco mais em detalhes, em Rm 9 e 11. Então, desde os profetas como Isaías, Jeremias, entre outros está registrada a história do povo escolhido entre todos os demais povos do mundo. Mas também, é registrado que eles se corromperam, assim como os outros; a diferença é que outros povos não tinham o braço poderoso de Deus ao seu favor, porque eram idólatras, inegavelmente. Estavam sem esperança e sem Deus nesse mundo (Ef 2:12 NVI).
A Corrupção e o Endurecimento do Coração de Israel
Assim, boa parte do povo judeu se corrompeu de tal forma que não viram o bem personificado de ser humano quando ele veio, exatamente dentre eles e, primeiramente para eles. Não podendo ninguém negar a bondade e fidelidade de Deus, ainda que eles não fossem fiéis. Porém, Deus que tudo sabe, já previu todas essas coisas, como diz o apóstolo Paulo:
“Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegue a plenitude dos gentios.” Romanos 11:25 NVI
A Loucura da Sabedoria Humana e o Orgulho
Então, parte de Israel, o povo eleito de Deus está sob influência do maligno pelo endurecimento do seu coração, e isso já vem de muito tempo, devido às almas que sempre se achando sábias não passam de loucas e se perdem em meio às suas vontades que são muitas e egoístas, desde o início. “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” Romanos 1:22 OL. Eles receberam os oráculos de Deus e acabaram se tornando ensoberbecidos, ao invés de humildes.
[CONTINUA na PARTE 2]