777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Em “777, A Revelação de Cristo e Sua Noiva (Parte 3)”, mergulharemos em temas cruciais para a fé cristã. Exploraremos a garantia da salvação em Cristo Jesus e a união transformadora com Ele, analisando o significado profundo das palavras originais. Desvendaremos o mistério do arrebatamento, confrontando nossa natureza corruptível com a promessa da imortalidade. Acompanhe a experiência de Paulo no paraíso celestial e prepare-se para compreender o casamento espiritual entre Cristo e a Igreja, um mistério revelado pela transformação instantânea que nos aguarda. Junte-se a nós nesta jornada de fé, esperança e revelação, onde a Palavra de Deus ilumina o caminho para o domínio de Cristo em nossas vidas.
Continue no estudo bíblico “777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 3)” para aprofundar seu entendimento:
A Garantia da Salvação e a União com Cristo Jesus
A outra palavra destacada, “salvo” é sōdzō, livrar ou proteger (literal ou figurado), curar, preservar, salvar, libertar, tornar íntegro, fazer o bem, preservar a salvo do perigo, perda, destruição. Em outras palavras, a palavra Teknon foi usada (v. 5) para indicar que todo aquele que nasceu de Deus é guardado por Cristo e o maligno não toca nele (1Jo 5:18), porque aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele (1Co 6:17). O que quer dizer, que é esse o caminho para o Pai e que não pode falhar, pois tem a garantia da verdade eterna, o penhor do Espírito (Jo 13:20; Ef 1:13-14).
A Natureza Corruptível e o Arrebatamento
E não estamos falando desse corpo físico o qual sua matéria (a carne) feita do pó está contaminada pelo pecado e por isso, Satanás ainda pode destruir como no caso de 1Co 5:5. Na sequência, a palavra para arrebatado é harpadzō que significa agarrar, capturar, puxar, tomar (à força), apanhar; em primeira instância, refere-se a animais de rapina; também àquilo que é apanhado de forma súbita, tomar para si, fugir com pressa. Essa palavra tem muita coisa a nos ensinar que corrobora e une as ideias chaves. Vejamos:
A Experiência de Paulo e o Paraíso Celestial
- “Conheço um homem em Cristo antes de catorze anos, se no corpo não sei, se fora do corpo não sei, Deus sabe, sendo ARREBATADO o tal até o terceiro céu. E conheço o tal homem, se no corpo se sem o corpo não sei, Deus os sabe, que foi ARREBATADO ao paraíso e ouviu palavras indizíveis as quais não é lícito a uma pessoa falar.” 2 Coríntios 12:2-4 NTG
- “Depois, com eles, nós, os que estivermos vivos, seremos LEVADOS nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:17 NTLH
Então, o que o apóstolo Paulo está dizendo em 2Co 12 é sobre o que falamos a pouco e o paraíso não está mais nas regiões inferiores, mas no terceiro céu, ou seja, o qual é invisível aos seres humanos. Ele diz que conhece o tal homem que foi levado ou arrebatado ao paraíso celestial, o qual está em Cristo, ou seja, sua alma unida ao Espírito que está sendo transformada com glória cada vez maior pelo Senhor que é o Espírito (2Co 3:18). Essa experiência de transporte foi tão extraordinário e rápido que ele não tinha noção para explicar se estava no corpo ou não (essa transformação acontecerá no tempo certo e será por legitimidade nessa dimensão). Significa que não há dor nem trauma e como homem inteligente ele tinha ciência que ultrapassa a compreensão humana. Além do que não poderia falar o que ouviu naquela dimensão e esses são os limites.
A Experiência de Paulo e o Paraíso Celestial
Já 1Ts 4 está conectado a 1Co 15:51-52 e 2Co 4:14; “Eis MISTÉRIO a vós digo: Todos não dormiremos, mas todos SEREMOS TRANSFORMADOS , em UM INSTANTE, em piscar de olhos, na última trombeta; pois a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós SEREMOS TRANSFORMADOS” (1Co 15:51-52 NTG). Ele diz um mistério (mysterion no grego) e esse é o mistério profundo entre o noivo e a noiva quando os dois se tornarem um, assim como o que ocorre na noite de núpcias do casal. Por isso, o Apóstolo escreveu em Ef 5:31-32:
“Eis por que o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Grande é este mistério, mas me refiro a Cristo e à igreja.” (NAA)
Allassō: A Mudança Radical e Instantânea
A palavra para seremos transformados é allassō (grego): fazer diferente, modificar; vem de allos, um outro, outro, mudar (a forma ou natureza de algo). Isso significa uma verdadeira mudança, da qual a forma ou natureza anterior não será a mesma e isso só Deus pode fazer. O que acontecerá num instante (atomos, no grego), significa indivisível, não cortado (um átomo de tempo), momento.
Revestimento da Imortalidade e o Domínio de Cristo
O apóstolo Paulo está falando a mesma coisa em 1Ts 4:15-17 e 1Co 15:49-54. Vejamos o v.53: “Pois é necessário este corruptível revestir-se da incorrupção e este mortal revestir-se de imortalidade.” A palavra em destaque é endyō (com o sentido de afundar dentro de uma veste): arrumar, vestir (com), dotar, colocar. A palavra arrebatamento é para designar esse átomo de tempo que os transformados subirão nas nuvens para juntos se encontrar com o Senhor Jesus no ar, onde está o domínio do príncipe das potestades do ar, o espírito que agora atua nos filhos da desobediência (Ef 2:2). Porque está escrito que é Deus o nosso Pastor (NAA) no Salmo 23:5 “ Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”.
[CONTINUA: 777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 4)]