A mudança de ordem e o jejum (Parte 3)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Bem-vindo à terceira parte da nossa jornada sobre a “Mudança de Ordem e o Jejum”! Neste estudo bíblico, exploraremos como Cristo em nós é a esperança da glória, analisando o conceito do verdadeiro pão vivo que nutre nossa alma e nos conecta ao eterno (João 6:32b). Vamos entender como essa verdade impacta nossa mente, corpo e a obediência pela fé.
Mergulharemos na luz do Espírito Santo e na unção que transforma nossos corações, iluminando o caminho para a cura da nossa natureza humana, “enferma” (Isaías 1:6). Assim, descobriremos o significado profundo das palavras-chave nas escrituras, desvendando o poder transformador de Deus em nossas vidas.
Portanto, prepare-se para uma reflexão profunda e transformadora, independente de suas crenças ou denominações, enquanto desvendamos juntos o amor e a graça do Senhor Jesus Cristo.
Continue no estudo bíblico “A mudança de ordem e o jejum (Parte 3)” para aprofundar seu entendimento:
O Verdadeiro Pão Vivo e a Esperança da Glória em Cristo
Assim como o pão, o alimento físico para dar força, vitalidade ao corpo terreno; agora temos o verdadeiro pão vivo que veio do céu (Jo 6:32b). Portanto, estamos falando das coisas passageiras que estão se desgastando em comparação com as eternas e incorruptíveis (2Co 4:16-17), o verdadeiro tesouro em vasilhas de barro. Ora, Cristo está em nós como está escrito:
- “Antes, vocês estavam separados de Deus e eram inimigos dele por causa da disposição interior e do mau procedimento de vocês. O mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora se manifestou a seus santos. A estes Deus quis fazer conhecida a gloriosa riqueza deste mistério entre os gentios, que é: Cristo em vocês, a esperança da glória.“ Colossenses 1:21, 26-27 NVI;
- Ou “Portanto, também estão incluídos nesta obra de reconciliação, vocês que antes eram estranhos, que até eram seus inimigos nos vossos pensamentos e nas vossas obras más.” v.21 OL.
Mente (alma), Corpo e a Obediência pela Fé
Entendamos que isso envolve a mente (alma) e o corpo (ações), como Jesus falou em Jo 3:19-21; que podem ser boas ou más de acordo com a natureza do ser; cujas boas obras que o Pai estabeleceu para cada um de nós (Ef 2:10), que só podem ser feitas através da obediência pela fé (Rm 1:5 NVI, ARA, ARC, NBV, VFL, DC, NVT).
A Luz do Espírito e a Unção em Nossos Corações
As palavras destacadas são as chaves para uma melhor compreensão; “apareçam” no grego é phainō, forma prolongada da base de phōs; iluminar (brilhar), isto é, mostrar, aparecer, parecer, ser visto; Phōs: vem de uma base obsoleta (phaō, brilhar ou tornar manifesto especialmente por raios); luminosidade, luz. E para testificar que é da luz própria do Espírito, essa palavra se encontra em Mt 17:2.
”E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.“ Mateus 17:2 ARC
E também em 2Co 4:6 “Porque Deus, que mandou a luz resplandecer nas trevas, foi quem iluminou os nossos corações, a fim de conhecermos a glória divina que resplandece na face de Jesus Cristo.“ (OL). Essa é a verdadeira luz, a qual é Cristo Jesus, conforme a própria palavra dá testemunho com o uso do mesmo termo em 1Jo 2:8b ”Porque vão desaparecendo as trevas, começando a brilhar a verdadeira luz.“ (OL). Bem como em Jo 1:5 e Fp 2:15.
A Doença da Natureza Humana e a Cura da Unção
A outra palavra é ungir, no grego, aleiphō: olear (com perfume), com partícula de ligação “a” (união) e a base de liparos de lipos (graxa), gordura; e aleiphō também é sinônimo de chriō com a ideia de contato (“lambuzar”) ou esfregar com óleo, ungir, consagrar a um serviço religioso e ambas representam a atuação específica do Espírito. Essa palavra chriō está em Is 1:6 e se reparar o contexto está se referindo à natureza do primeiro Adão que está terrivelmente enferma na cerne de onde procede as fontes da vida, o coração como dá testemunho as escrituras em Jr 17:9 e Pv 4:23. Vejamos o contexto de Is 1:5-6 TB:
”Por que quereis ainda ser feridos, continuando na apostasia? Toda a cabeça está enferma, e todo o coração, abatido. Desde a planta do pé até a cabeça, não há nele coisa sã; há só feridas, e contusões, e chagas vivas; não foram exprimidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo”.
[CONTINUA: A mudança de ordem e o jejum (Parte 4)]