O Alimento para as crianças de Cristo

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Em “O Alimento para as Crianças de Cristo”, embarcaremos em uma jornada profunda pelas palavras do Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3:1-6. Este estudo bíblico, isento de doutrinas ou dogmas religiosos, desvenda o significado de ser uma “criança em Cristo” e como a imaturidade espiritual é resultado da falta de receber o alimento espiritual adequado (leite genuíno da palavra).
Analisaremos as diferenças entre a natureza carnal e a natureza espiritual, explorando como o leite genuíno da palavra nos capacita a compreender a Palavra. Descobriremos a importância do amadurecimento na fé, pelo conhecimento de Cristo Jesus, e como superar a dureza de coração para receber o Espírito Santo, a Salvação, declarar que “Jesus é o Senhor”.
Se você busca um novo nascimento, um avivamento ou crescer espiritualmente aprofundando seu conhecimento da Bíblia, este estudo é para você. Junte-se a nós nesta busca pelo crescimento na graça e no pleno conhecimento de Cristo Jesus, livre de barreiras religiosas ou políticas, e permita que o alimento para as crianças de Cristo nutra sua alma.
Continue no estudo bíblico “O Alimento para as crianças de Cristo” para aprofundar seu entendimento:
A Imaturidade Espiritual e o Alimento Adequado
“E eu, irmãos, não pude falar a vós como a espirituais mas como a carnais como s crianças em Cristo. Leite a vós dei a beber, não comida, pois ainda não éreis capazes. Mas nem ainda agora sois capazes, pois ainda sois carnais. Pois onde há entre vós inveja e discórdia, não sois carnais e andais segundo o ser humano? Pois quando disser alguém: Eu por um lado sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não sois humanos? Pois o que é Apolo? Ou o que é Paulo? Servos mediante os quais crestes, e a cada um conforme o Senhor deu. Eu plantei, Apolo regou mas Deus fez crescer”.
1 Coríntios 3:1-6 NTG
É interessante que no capítulo anterior o apóstolo Paulo termina falando dos seres humanos naturais (psychikos), ou seja, as almas viventes conforme Gn 2:7,19 e 1Co 15:44-46 e que desde o capítulo primeiro de Gênesis que os viventes (quanto à vida) é animal; e por isso, tanto em Tg 3:15 como Jd 19 trata os psychikos como animais, terrenos, materiais, naturais, diabólicos, sensuais tanto a sabedoria desse mundo quanto aos seres humanos, respectivamente.
Em outras palavras, esse termo é usado para o que é relativo à natureza natural ou um corpo governado pela alma ou instinto natural e decaído do homem. Sendo assim, não tem o Espírito procedente de Deus para ser espiritual e poder compreender as coisas que ele nos dar gratuitamente (1Co 2:12, 14, 15). Ele conclui dizendo nós temos a mente de Cristo (v.16). Porém, essa mente, assim como todo o ser que é luz precisa ser plenamente formado em nós (Gl 4:19), envolvendo nossa alma por completo, como uma veste resplandecente, a armadura da luz (Rm 13:12).
A Capacidade Divina e a Transmissão da Palavra
Então, ele inicia o capítulo três, objeto desse estudo falando à família da fé, aos que nasceram por meio de Cristo Jesus, da semente incorruptível, divina; e a primeira palavra destacada é dynamai: ser capaz ou ser possível, poder (fazer, + não), estar ao alcance, ter poderes para executar algo, tanto no sentido físico, quanto no moral e é dela que vem dynamis: força (literal ou figurado), especialmente em referência a um poder miraculoso (normalmente, por implicação, como descrição do milagre em si). É por esse poder, força ou capacidade que atua em nós que podemos realizar a obra que provém da fé (2Ts 1:11 OL).
De acordo com o texto base o que está sendo dito é que o apóstolo tinha a capacidade vinda do Espírito Santo para falar (soprar, inchar, gerar, conforme as palavras que analisaremos adiante quanto a plantar e regar), as palavras que lhe foram transmitidas (1Co 15:3) pelo próprio Senhor glorioso (Gl 1:1,12) que não são de cunho de sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito para os espirituais ou novos nascidos (1Co 2:4,13), transmitindo-lhes coisas espirituais. Mas que, por conta da meninice espiritual ele estava limitado a dar àquelas pessoas um alimento de fácil digestão, pois o nível de carnalidade ainda era alto em relação à nova natureza celestial, e por isso, não eram capazes de digeri-las adequadamente.
As Duas Naturezas: Carnalidade vs. Espiritualidade
E para evidenciar claramente essas verdades, as palavras usadas foram pneumatikos e sarkikos, a primeira diz respeito à natureza dos espíritos, sobrenatural, regenerado; o oposto da segunda relativa à carne, físico, corpóreo, temporal ou animal, não regenerado, carnal. Em outras palavras, equivale a dizer que as duas naturezas em nós coexistem numa mesma estrutura, embora sejam contrárias entre si; de forma que enquanto não aprendermos a viver cada vez mais pela nova natureza, seremos como crianças em Cristo que não têm o controle total das faculdades da alma (mente, pensamentos e emoções); até que Cristo seja plenamente desenvolvido em nós.
O Leite Espiritual e o Crescimento em Cristo Jesus
Nessa fase do leite (gala, no grego, substantivo que significa leite, usado de forma metafórica para designar os primeiros passos da instrução cristã, Hb 5:12-13 e em 1Pe 2:2 como um símbolo do alimento espiritual ou da instrução cristã em geral), temos que buscar esse alimento como fazem os recém-nascidos.
A Necessidade de Amadurecimento e o Exemplo de Jesus
Esses termos são utilizados pelo Espírito Santo para nos ensinar acerca do novo nascimento em Cristo Jesus (Jo 3:3, 7; 2Co 5:17; Gl 6:15; 1Pe 1:23; 1Jo 3:9); e a palavra é nēpios, criança; cuja formação vem de uma partícula obsoleta né sugerindo negação e epos: palavra; alguém que não pode falar, não sabe falar, ou seja, um bebê, uma criança sem nenhuma limitação definida de idade; uma pessoa simples, ingênua, um cristão imaturo. Mesma palavra usada em Mt 11:25; 21:16 (Sl 8:2); 1Co 13:11; Rm 2:20; Gl 4:14; Hb 5:13. Se é alguém imaturo precisa amadurecer, desenvolver, frutificar plenamente nessa nova natureza celestial, aprendendo de Cristo conforme ele falou no mesmo contexto do convite ao descanso das nossas almas (Mt 11:28-30), pois quem nasce, nasce criança, um bebê que precisa aprender tudo desde os primeiros passos, assim como Jesus (Pv 4:3-5).
O Coração Endurecido e a Falta do Espírito
Por isso, Jesus quando veio ao mundo em corpo físico falava por meio de parábolas (Sl 78:2) porque dentro dos homens havia dureza de coração e espírito infiel (Sl 78:8) e por isso ele disse:
“Ainda que estejam sempre ouvindo, nunca entenderão, ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão, pois o coração se tornou insensível; de má vontade ouviram com os ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converte-se, e eu curaria” Mateus 13:14, 15
Citação de Is 6:9, 10. Todos eram meros seres humanos e como ninguém tinha o Espírito ainda, a não ser o Unigênito (Jo 1:14, 18), o Filho de Deus (Mt 11:27), porque Jesus Cristo ainda não fora glorificado (Jo 7:39). Então, a gente volta a primeira questão dos naturais (psychikos) que não têm o Espírito. Já os pneumatikos, não.
