O avivamento espiritual vem pelos novos

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
Em busca de um avivamento espiritual genuíno? Este estudo bíblico explora a mensagem transformadora de Jesus sobre a humildade de uma criança como porta de entrada para o Reino de Deus. Vamos descobrir juntos por que o Senhor Jesus enfatiza “ser como uma criança” (Marcos 10:13-15) para entrar no Reino de Deus e como podemos aplicar esses princípios em nossa jornada espiritual.
Assim, prepare-se para desvendar o significado do “vinho novo” e dos “odres novos” (Lucas 5:37-39), compreendendo como a renovação espiritual requer uma mente e um coração abertos ao novo de Deus. Analisaremos a essência do novo nascimento em Cristo Jesus (João 3:4-7), que é declarar que “Jesus é o Senhor” (Romanos 10:8-10; 1 Coríntios 12:13; 1 João 5:1, 10-12) e como a escolha entre a carne e o Espírito define o rumo de nossa vida: crescimento espiritual ou morte, roubo e destruição?
Logo, este estudo é um convite para todos que desejam conhecer ao Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, independente de religião, doutrinas ou teologias. Junte-se a nós nesta jornada de transformação, onde a simplicidade e a verdade nos conduzirão a uma experiência profunda e autêntica com o Senhor Jesus Cristo.
Continue no estudo bíblico “O avivamento espiritual vem pelos novos” para aprofundar seu entendimento:
A Importância da Humildade de uma criança do Reino de Deus
“Depois disso algumas mães trouxeram suas crianças para que Jesus tocasse nelas e as abençoasse, mas os discípulos as repreendiam, dizendo-lhes que não o incomodassem. Mas quando Jesus viu o que estava acontecendo, ficou muito indignado com os discípulos e lhes disse:
Marcos 10:13-15 NBV
“Deixem que as crianças venham a mim, porque o Reino de Deus pertence àqueles que são semelhantes a uma criança. Eu lhes digo a verdade: Todo aquele que se recusar a vir a Deus como uma criança, nunca lhe será permitido entrar no seu Reino”.”
Veja, os discípulos de Jesus que ainda não haviam nascido do alto que repreendiam que as crianças fossem abençoadas. Eles ainda não compreendiam as coisas espirituais e Jesus usou a comparação das crianças (pagamento, diminutivo neutro de filhos (pais: substantivo que significa criança, do sexo masculino ou feminino, usada para se referir a todas as idades, desde a infância até a idade adulta, pois pode ser usada como equivalente a doulos, escravo, servo por exemplo em Mt 8:6,8,13 ); um bebê, um menino ou menina, que não está completamente crescido, (figurado) um cristão imaturo (pequeno, jovem)).
Vinho Novo em Odres Novos: A Renovação Espiritual
Por isso, o Senhor Jesus tem levantado os jovens porque as pessoas mais maduras, pelo menos a maioria, humanamente falando já estão cheias do vinho velho, não querem o novo. E quanto mais cheias estão, mais difícil é de se esvaziar, por causa do orgulho e busca a sua própria justiça, seus feitos e realizações. Logo, o louvor não procede de Deus e não é baseado na verdade que vem d’Ele (Rm 2:29; Fp 3:2-9,15,16).
A Impossibilidade de Misturar o Velho e o Novo
Jesus disse que não se pode colocar vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo fermentará e romperá os odres velhos (Lc 5:37 NAA). Devemos colocar vinho novo em odres novos:
“E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo rebenta com eles, os odres estragam-se e o vinho perde-se. O vinho novo deve ser posto em odres novos. Depois de beber o vinho velho, ninguém parece querer o vinho fresco e novo, porque dizem: ‘O velho é melhor.’ ””
Lucas 5:37-39 OL
A Natureza do Novo Nascimento em Cristo
Isso significa que as pessoas mais velhas não estão entendendo que quem nasce nesse mundo, só pode nascer como uma criança! E cada criança nasce com seu próprio coração e de acordo com a sua natureza pela qual foi gerada:
““Que queres dizer com isso?”, perguntou Nicodemos. “Como pode uma pessoa voltar para o ventre da sua mãe e nascer outra vez?””
João 3:4 OL
Carne e Espírito: Duas Naturezas Distintas
O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito (grego):
“Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual.”
João 3:6 NVT
E ainda que alguém pudesse voltar para o ventre materno e nascer de novo o que mudaria na sua natureza? Cada semente produz de acordo com a sua espécie e isso é uma lei fixa dessa natureza criada e estabelecida por Deus, o Criador desde o início (Gn 1:11-12):
“Enquanto durar a terra, haverá plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”.”
Gênesis 8:22 NVT
O que significa que enquanto essa criação estiver de pé essas coisas existirão como marcos de ciclos, de transitoriedade até que o que é perfeito e imutável venha e traga o desfecho final completamente encerrado e resolvido ou regenerado, sequencialmente, cada coisa em seu lugar e ordem.
Escolhendo a Natureza: Velho ou Novo?
Portanto, se quiserem se encher do que é novo tem que ser pelo novo modo e não mais o antigo com suas regras e costumes, sua forma enrijecida, inflexível!
E você, por qual natureza quer ser enchido: A nova, pela glória de Deus? Ou a velha pelo orgulho das coisas desse mundo?