777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 5)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer ao Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
Na jornada “777, A Revelação de Cristo e Sua Noiva (Parte 5)“, mergulharemos nos mistérios da Igreja, explorando a sabedoria divina revelada nas regiões celestiais, conforme descrito em Efésios 3:9-11. Desvendaremos a figura da mulher em Apocalipse 12, compreendendo seu papel como a Noiva de Cristo e sua conexão com a nação de Israel. Analisaremos a perseguição da Igreja, o livramento divino e o simbolismo das asas da águia no deserto, buscando aprofundar nosso entendimento sobre o plano de Deus para a humanidade. Prepare-se para uma revelação transformadora sobre o amor, a fidelidade e o poder do Senhor Jesus Cristo em nossas vidas.
Continue no estudo bíblico “777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 5)” para aprofundar seu entendimento:
O Mistério da Igreja e a Sabedoria de Deus nas Regiões Celestes
Lembrando que a igreja é de acordo com o que está escrito:
- “e esclarecer a todos qual a dispensação do mistério oculto desde os séculos em Deus o que criou todas as coisas para que seja dada a conhecer agora aos principados e os poderes nas regiões celestiais por meio da igreja a multifacetada sabedoria de Deus, segundo o plano dos séculos o qual ele fez em Cristo Jesus o nosso Senhor.” Efésios 3:9-11 NTG
- “e explicar a todos o mistério que Deus é o Salvador dos gentios também, o mesmo Deus que fez todas as coisas e que tinha mantido isso em segredo desde o princípio. E para quê? Para mostrar a todas as autoridades e poderes nas regiões celestiais, por meio da igreja, como Deus é perfeitamente sábio, tal como ele sempre tinha planejado fazer por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor,” NBV-P
Mais uma vez, a expressão regiões celestiais (Ouranos), que engloba os três céus, o primeiro é o das nuvens, o segundo é o dos astros conhecido como Universo e o terceiro é o invisível aos homens, a habitação celestial. Mas, perceba que o sinal extraordinário da mulher, trata-se da profecia da qual viria o Messias do povo judeu, porque a salvação vem dos judeus (Jo 4:22), e veio de Maria, a manifestação física no seu devido tempo. E só depois, o surgimento da igreja no Pentecostes do Espírito.
A Mulher em Apocalipse: Noiva de Cristo e a Nação de Israel
Porém, assim como a mulher, figura usada em Apocalipse e escritos como do apóstolo Paulo para a noiva de Cristo (2Co 11:2; Ef 5:25-26), entre outros, a mulher não é o filho que gerou, propriamente dito, mas a totalidade daquele que enche todas as coisas em toda e qualquer circunstância (Ef 1:23). Pois as coisas espirituais que se completarão no mundo físico, cada qual em seu próprio tempo (Kairos). Mas no espiritual pode ser visto espiritualmente antes de virem a ser no natural.
A figura da mulher foi usada porque ela é quem gera a semente depositada em seu ventre, porém, as coisas espirituais não estão limitadas às naturais com as suas fraquezas próprias; e por isso, as pessoas naturais não podem compreendê-las completamente.
Assim, também, Deus tem revelado em partes a cada um dos seus filhos de acordo com a capacidade de receber. Essa figura denota a noiva de Cristo ou o seu corpo, mas também a nação de Israel, onde a própria palavra de Deus, desde o AT faz a correlação entre as partes, do que é verdadeiro e daqueles cuja semente procede da mistura que corrompeu a humanidade, a qual é descrita como a vinha profanada e os compara à Sodoma e Gomorra, guardado em segredo (Dt 32:32-34), revelando em Cristo pelo Espírito Santo ao apóstolo João, em especial, no livro do Apocalipse a ser revelado no fim dos tempos.
A Infidelidade Espiritual e a Destruição da Mãe
A essa parte que Deus também trata como a figura da mulher infiel descrito em Oseias 1, 2 e 3. Embora esteja retratando o seu povo, o cunho essencial é espiritual:
”Vocês tropeçam dia e noite os profetas tropeçam com vocês. Por isso destruirei sua mãe. Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Eles pedem conselhos a um ídolo de madeira, e de um pedaço de pau recebem resposta. Um espírito de prostituição os leva a desviar-se; eles são infiéis, ao seu Deus.” Oseias 4:5-6a
Lembra Jo 8:41?
A Perseguição da Igreja e o Livramento Divino em Apocalipse 12
Retornando aos v.13-14 de Ap; desde que Satanás e os seus anjos caídos foram derrotados pela cruz de Cristo, não podendo mais manter-se na posição de detentor do mundo dos mortos e da morte (Hb 2:14; Ap 1:18) e de acusador dos homens diante do juiz de todos os homens (Hb 12:23 e Ap 12:10). Ele pode até acusar, mas temos um advogado fiel e um sumo sacerdote perfeito que nos representa e defende; ele só obterá êxito sobre os que não pertencem a Cristo ainda ou os que o rejeitam (Jo 12:48).
Desde então, tem perseguido a igreja e tentado devorar cada filho gerado (Teknon), a ponto do conhecimento a respeito do Espírito, sobre o novo nascido ter sido esquecido durante tanto tempo, apesar da obra de Jesus já ter sido completada. Mas, ao lermos atentamente os versos que compõem o texto, vemos que a figura da mulher não é deixada sob o domínio de Satanás.
Então, segue-se:
As Asas da Águia e o Livramento no Deserto
“E foram dadas à mulher duas asas da grande águia para que voasse para o deserto PARA O LUGAR DELA, onde é alimentada ali por um TEMPO e TEMPOS e metade de TEMPO (longe) da face da serpente. E lançou a serpente da sua boca atrás da mulher água como um rio, para fazer que a mesma ser arrastada pelo rio. E a terra ajudou a mulher e a terra abriu a sua boca e engoliu o rio o qual o dragão lançou da boca dele.” Apocalipse 12:14-16 NTG
Esse é o livramento que Deus dará à mulher, figura que reúne aqueles que pertencem e pertencerão ao Senhor Jesus. Entendemos isso pelo significado das palavras no grego e as palavras destacadas “tempo” é Kairos.
[CONTINUA: 777, A REVELAÇÃO DE CRISTO E SUA NOIVA (Parte 6)]