O bom e o mau fermento (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Advertência de Jesus Sobre o Fermento dos Fariseus
“Jesus os advertiu: ‘Fiquem atentos! Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus”. Ainda não entenderam? Como não conseguem entender que não estou falando de pão? Repito: tenham cuidado com o fermento dos fariseus e saduceus”
Mateus 16:6,9a,11 NVT
O espírito das trevas e seus efeitos
Esse fermento pode ser dito por analogia que é o espírito das trevas, assim como é o seu ensino, porque vem dessa fonte e gera mais trevas e confusão mental, ansiedade e muitos cuidados com as coisas dessa vida. Isso é exatamente o contrário do que Jesus nos ensinou em Mt 6:25-34 e Lc 12:22-31.
Ocultando a Luz Interior
Ainda que a pessoa tenha nascido de novo, ela pode ocultar seu ser espiritual por falta do bom ensino e trazer trevas para o seu interior como citamos no devocional “O bom e o mau servo“, em especial à palavra do Senhor descrita em Lc 11:33-36 NBV. Eis a prova mais uma vez de que toda semente produz segundo a sua espécie.
O significado de “noieo”
A palavra usada no texto base aqui é noieo (exercitar a mente, observar, entender, dar ouvidos, pensar, considerar); ela é usada em sentido figurado no Novo Testamento como, ver com a mente, como no caso em questão. Jesus estava fazendo os seus discípulos lembrarem, trazer a mente os casos das multiplicações dos pães e o quanto sobrou, ou seja, a provisão de que nada tiveram falta.
Confiança no Bom Pastor
Ainda assim, eles estavam discutindo durante a viagem porque não havia levado pão. O Senhor estava mostrando que aqueles que estão com o bom pastor, precisam confiar nele e no seu poder e nada terão falta. Trazer à memória o que ele faz e já fez, exercitar a mente com as suas palavras de vida eterna para que a fé venha a ser gerada em cada um.
A Mudança de Pensamento e a Nova Vida
E não era isso que os líderes religiosos ensinavam e isso sobrecarregava as pessoas que nunca se sentiam adequadas a menos que estivessem debaixo daquelas muitas exigências; que nunca seriam suficiente. O Senhor estava levando os seus discípulos a uma mudança de pensamento para que suas ações fossem correspondentes, preparando-os para a nova vida que viria.
A Candeia e Seu Propósito
Por isso, ele diz que “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? (Mc 4:21 NVI).
[CONTINUA na PARTE 2]