Sobre a parábola das dez virgens (Parte 5)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via aplicativo ou web: YouVersion
A Fé de Tomé e a Reconciliação dos Tardios em Crer
Assim, aconteceu com Tomé, que dentre todos que foram escolhidos como apóstolos, teve que ver e tocar no Senhor, para que pudesse crer (Jo 20:24-29). Assim será com os tardios em crer, mas que por causa das promessas de Deus, serão enxertados novamente na oliveira cultivada. Serão aqueles da chamada primeira ressurreição.
- “Pois se a rejeição deles é reconciliação de o mundo, que será a aceitação senão vida dentre os mortos?” Romanos 11:15 NTG
- “Então, vi alguns tronos, e foi dado o poder de julgar aos que neles se assentaram; e vi as almas dos que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, os que não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam o sinal na testa nem nas mãos. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.” Apocalipse 20:4-5 A21
Unidade no Espírito e a Salvação da Alma
E, para finalizar, ainda que haja diferenças em muitas questões de ordem humana, a luz que brilha em todos os que são chamados e preparados para serem santos ou filhos de Deus, é por um só Espírito. “Pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.” (Ef 2:18 NVI). Pois o objetivo de Deus é criar dos dois povos, judeus e gentios um só homem e isso alcança a camada do entrelace da alma ao Espírito (v. 15, 16), esse novo homem não importa se veio dos gentios ou judeus, todos são de Cristo e Cristo de Deus (1Co 3:23; Cl 3:11).
A Preparação da Noiva e a Graça de Deus
Em suma, o que o Senhor Jesus está dizendo é que a hora que o noivo vem não importa para a noiva que já é noiva (a alma está sendo metanoiada para se tornar um com o Espírito, assim como a ilustração da união entre o homem e a mulher se tornam uma só carne, Gn 2:24), e já está caminhando para a salvação.
E, portanto, deve estar sendo preparada com o melhor, que é a graça genuína de Deus (o ensino da justiça ou palavra da verdade, Ef 1:13), em Cristo Jesus, pois é nele que estão contidos todos os tesouros de Deus. “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,” (Cl 2:3,9 NVI).
O Julgamento e a Verdadeira Identidade em Cristo
Lembrando que no final da parábola o Senhor termina dizendo que na verdade não as conhece (v. 12). No verso anterior, essas pessoas repetem “Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!” (v. 11) Ora, elas nunca pertenceram ao Senhor, e sobre esses, já foi declarado conforme Mt 7:21-23 e Lc 13:25-30. Porque pertenciam ao estranho, o espírito das trevas, ainda que externamente fossem todos judeus. Por isso essas coisas ficaram escritas como está escrito:
Testemunho e o Propósito da Palavra
“Os discípulos de Jesus viram-no realizar muitos outros sinais além dos registados neste livro. Estes vêm aqui descritos para que creiam que ele é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida em seu nome.” João 20:30-31 OL
“Eu sou aquele discípulo! Eu sou testemunha destes acontecimentos e os registrei aqui. E todos nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Eu penso que se todos os outros acontecimentos da vida de Jesus também fossem escritos, os livros não poderiam caber no mundo inteiro!”
João 21:24-25 NBV-P