O justo jamais retornará ao pó (Parte 1)

- Pegue sua Bíblia e vamos conhecer o Senhor Jesus Cristo em Sua Palavra.
- Bíblia online, via app ou web: YouVersion
“Portanto, não permitam que o pecado continue dominando o corpo mortal de vocês, fazendo que obedeçam aos seus desejos.”
Romanos 6:12 NVI
Isso fala sobre os estímulos da carne carregada de pecado pela transgressão dos primeiros humanos, que trocaram a glória de Deus, pela da criação. Como já temos trazido de muitas maneiras a correlação de Gn 3:21 com Rm 1:23. A sentença divina retornou à serpente, a saber Satanás (Ap 12:9; 20:2). A primeira camada fala para o animal, que rastejando estaria exposta ao pó, porém, a parte espiritual que é a real causa da queda, tem cunho eterno e está na seguinte frase: “e pó comerás (phago) todos os dias da tua vida” (Gn 3:14b).
Está relacionada diretamente à outra, dada ao Cabeça da humanidade, Adão de quem também veio Eva e só depois, todos descenderiam dos dois. Portanto, ele que carregava a semente de onde viria toda a humanidade. “No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19 ARC). Aqui, a palavra grega para comerás é phago, também. Logo Deus estava sendo literal.
A palavra hebraica para retornar tem sentido amplo, mas sua raiz é retroceder, virar, retornar e sua correspondente no grego tem a mesma base da palavra que o nosso Senhor usou em Lc 17:32 com relação à mulher de Ló, cujo coração e sua alma estavam apegados ao padrão de vida de Sodoma e Gomorra, mesmo sabendo de toda a impiedade e que por isso, estava sendo destruída. A mesma base dessa palavra é encontrada em Hb 10:38 TB:
“Mas o meu justo viverá da fé, e, se ele recuar, nele não tem prazer a minha alma.”
Quer dizer, que este não está ligado ao Cabeça que é Cristo (Cl 2:19), mas ao outro, Adão; e por isso, a septuaginta traz dessa forma, pois a palavra usada no hebraico de onde essa passagem foi extraída, é de Hc 2:3-4, e fala da alma que se torna orgulhosa (inchada), porque não é reta em Deus.
(…)